Sofrimento | Page 16

16
A Reação do Sofredor Duas vezes Deus aponta e diz:“ Observaste o meu servo Jó?”( Jó 1:8; 2:3). Parece haver uma profunda satisfação em relação a Jó no coração de Deus. Meu servo. Certamente essas provações, por mais difíceis que fossem, não foram as primeiras atravessadas pelo servo de Deus. Aqui, através das maiores dores e perdas, sem saber por quê, Jó suportou. Ele sempre pôs sua confiança em Deus, e não seria agora que Jó desistiria Dele.“ Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso”( Tiago 5:11).
Outra das coisas marcantes da experiência de Jó é que, embora ele não desistisse de Deus, Jó desistiu de seus próprios sentidos. A maneira como ele conhecia, falava, ouvia, via e sentia o mundo à sua volta falharam por causa do pecado. Obscureceram sua resposta a Deus:“ Falei do que não entendia; coisas que para mim eram maravilhosíssimas... Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza”( Jó 42:3-6).
Quando Jó ergueu os olhos por sua própria experiência e reconheceu a Deus, tudo mudou!“ Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido”( Jó 42:2). Ao deixar seus sentimentos para trás, a paz e a recuperação vieram unicamente de Deus.
O Resultado da Aflição Em nossa própria experiência, quando lutamos com o motivo das aflições, passamos a repetir a frase“ Deus sabe de tudo”. Talvez seja uma coisa simples, mas é um lembrete do que Jó aprendeu: que nós, nossa compreensão e nossos sentimentos desbotam diante do Todo-Poderoso. De fato, eles podem se tornar uma armadilha para nós e nos distrair dele, o Todo-Suficiente. As pessoas afirmam, talvez por compreenderem mal as Escrituras, que Deus não lhe dará mais do que você pode lidar. Talvez Jó tenha aprendido, e nós também podemos aprender, que Deus não nos dará nada que Ele não possa lidar. Amados, quando aquilo que não conhecemos inunda nossa alma, nós suportamos, conhecendo o Deus que é sempre bom e sempre justo. Ele está sempre lá, para o crente na escuridão.

Ao deixar seus sentimentos para trás, a paz e a recuperação vieram unicamente de Deus.

16