Quem sou eu? | Page 8

SACERDOTES

David Richards

Os termos “ sacerdote ” e “ sacerdócio ”, quando relacionados aos cristãos do Novo Testamento , aparecem apenas em 1 Pedro 2:5 , 9 e Apocalipse 1:6 , 5:10 . Examinaremos principalmente as duas referências em 1 Pedro , pois elas nos fornecem todas as informações necessárias sobre o sacerdócio dos cristãos .

Antes de mais nada , gostaria de chamar sua atenção para os primeiros leitores dessa maravilhosa epístola . Eles são descritos como “ estrangeiros dispersos no Ponto , Galácia , Capadócia , Ásia e Bitínia ” ( 1:1 ). É evidente que eram principalmente cristãos judeus , vivendo em uma variedade de comunidades no que hoje é conhecido como Turquia . Essa epístola não foi escrita para uma igreja em particular , mas para os cristãos espalhados em vários locais .
Um sacerdócio santo
Pedro os descreve como “ casa espiritual e sacerdócio santo ” ( 2:5 ). À medida que as pessoas confiam em Cristo , elas estão sendo acrescentadas , pedra a pedra , a esse edifício . Esse versículo não está se referindo a uma igreja local , pois esses cristãos viviam em locais diferentes . A referência é à Igreja da dispensação , à qual todo cristão genuíno é acrescentado no momento da conversão . O versículo continua indicando que fomos acrescentados à Igreja para que possamos funcionar como um “ sacerdócio santo ”. Em outras palavras , todo cristão é um sacerdote para Deus .
Pedro continua ensinando que o propósito desse santo sacerdócio é que possamos “ oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo ”. Observe , então , que o primeiro propósito de nosso sacerdócio é voltado para Deus . Não oferecemos sacrifícios de animais , mas sacrifícios espirituais . Por exemplo , em Romanos 12:1 , Paulo exorta “ a que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo , santo e agradável a Deus , que é o vosso culto racional ”. O verbo “ apresentar ” e o substantivo “ culto ” são termos que se relacionam com o funcionamento dos sacerdotes . A consagração de todo o nosso ser a Deus é a função do sacerdócio santo .
Em Hebreus 10:19-22 , lemos : “ Tendo , pois , irmãos , ousadia para entrar no santuário , pelo sangue de Jesus , pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou , pelo véu , isto é , pela sua carne , e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus , cheguemo-nos ...”. Isso indica que , como sacerdotes santos , podemos entrar na presença de Deus como adoradores , tanto em público quanto em particular . Novamente , em Hebreus 13:15 , lemos : “ Portanto , ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor , isto é , o fruto dos lábios que confessam o seu nome ”. Temos muitos motivos para louvar a Deus . Ele nos salvou de muitas coisas , nos colocou em um lugar muito elevado e nos deu muita esperança para o futuro . Mas nesse versículo nos é dito que , ao louvarmos a Deus , estamos atuando como sacerdotes .
Então , no versículo 16 , lemos : “ E não vos esqueçais da beneficência e comunicação ,
8