Quem sou eu? | Page 7

MEMBROS DO CORPO E PEDRAS VIVAS
Descontentamento dos membros ( vv . 15- 16 ): Em um corpo humano , o pé não tem a mesma função que a mão , mas ambos são essenciais para o funcionamento adequado e eficaz do corpo como um todo . Da mesma forma , cada cristão em uma igreja local tem um papel importante a desempenhar e é responsável por exercer essa função .
Desprezo dos membros ( vv . 21-22 ): Em um corpo humano , a cabeça não poderia dizer aos pés : “ Não preciso de vocês ”, pois assim o corpo não seria capaz de se mover de um lugar para outro sob a direção da cabeça . Da mesma forma , os cristãos nunca devem superestimar sua própria importância , como se os outros não fossem necessários . Na realidade , aqueles que parecem ser “ mais fracos ” são , na verdade , muito mais essenciais – como os órgãos internos , invisíveis e não anunciados , mas vitais !
Dignidade dos membros ( vv . 23-24 ): Em um corpo humano , algumas partes não são dignas e precisam ser cuidadosamente vestidas . Outras partes , como o rosto , são muito mais apresentáveis ! Assim , na igreja , alguns cristãos podem ser vistos como mais bonitos , com uma posição social mais elevada ou um dom mais desejável . Mas Deus “ formou ” o corpo de tal forma que todos os membros devem ter a mesma honra .
Devoção dos membros ( vv . 25-26 ): Como membros do mesmo corpo , os cristãos devem ter “ igual cuidado uns dos outros ”. Haverá uma preocupação mútua e ansiosa por cada membro da igreja . Quando um sofre , o mesmo acontece com os demais . Quando um membro é bem-aventurado , todos se alegram ! Essa atitude garantiria que nenhum membro se sentisse alienado ou sem valor e evitaria qualquer ruptura na estrutura da igreja .
Pedras vivas
O Senhor Jesus foi o primeiro a usar a figura de um edifício em relação à Igreja ( Mateus 16:18 ). Assim como o corpo , a figura de um edifício é aplicada tanto à Igreja dispensacional em Efésios 2 quanto à igreja local em Corinto em 1 Coríntios 3 . O edifício que está sendo construído é um templo espiritual e santo ( Efésios 2:21 ; 1 Coríntios 3:16 ), composto de cristãos como pedras vivas perfeitamente ajustadas e emolduradas . Esses mesmos cristãos também funcionam como um sacerdócio santo dentro do edifício , oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus por Jesus Cristo ( 1 Pedro 2:5 ).
O alicerce do edifício compreende os “ apóstolos e profetas ”, sendo o próprio Senhor Jesus Cristo a “ principal pedra da esquina ” ( Efésios 2:20 ). Como tal , Ele é a primeira e mais importante pedra do alicerce , dando forma e caráter a todo o edifício . Cristo é a pedra pela qual todas as outras pedras ( vivas ) são medidas . Progredindo a partir da pedra angular estão as duas linhas de apóstolos e profetas que estabeleceram o alicerce da Igreja primitiva por meio de seu ensino e ministério ( confira 1 Coríntios 3:10-11 ).
A forma do edifício é a de um templo santo ( naos ). A palavra grega se refere ao santuário interno do Santo dos Santos , e não ao recinto externo do templo . A Igreja é , portanto , uma “ habitação de Deus por meio do Espírito ” – uma morada permanente e estabelecida do Deus vivo . A implicação dessas palavras é preocupante , pois exige o máximo de santidade de caráter e prática daqueles que formam e atuam no edifício . Que a palavra final fique com Paulo : “ Se alguém destruir o templo de Deus , Deus o destruirá ; porque o templo de Deus , que sois vós , é santo ” ( 1 Coríntios 3:17 ). Procuremos viver uma vida de separação , mantendo-nos afastados das coisas imundas do mundo para que possamos desfrutar da presença íntima de nosso Pai ( 2 Coríntios 6:16-18 ).
7