Quem sou eu? | Page 6

MEMBROS DO CORPO E PEDRAS VIVAS

Daniel Rudge

A

Igreja é apresentada sob uma ampla variedade de metáforas . Há figuras relativas a Deus , como a “ casa de Deus ” ( 1 Timóteo 3:15 ); depois há figuras relativas a Cristo , como a “ epístola de Cristo ” ( 2 Coríntios 3:3 ). A implicação clara é que a Igreja pertence a essas Pessoas divinas e existe para a glória delas , algo que faríamos bem em lembrar toda vez que nos reunimos .
Neste artigo , estamos particularmente preocupados com o “ corpo de Cristo ” no qual cada cristão é um membro ( 1 Coríntios 12:13 , 27 ) e com o “ edifício de Deus ” no qual cada cristão é uma pedra viva ( 1 Coríntios 3:9 ; Efésios 2:22 ; 1 Pedro 2:5 ). Ambas as figuras são usadas para a Igreja dispensacional ( cada cristão desde o Pentecostes até o Arrebatamento ) e aplicadas à igreja local .
Membros do corpo
O corpo de Cristo foi formado no Dia de Pentecostes pelo batismo no Espírito ( Atos 2:2-4 ; 1 Coríntios 12:13 ). Esse foi um evento histórico único , cuja bênção é atribuída a todo cristão na conversão . Duas coisas foram realizadas : Primeiro , os cristãos ( como um corpo ) foram vitalmente ligados a Cristo , a Cabeça , hoje exaltado no céu . Essa verdade é enfatizada em Efésios e Colossenses . Segundo , os cristãos se tornaram vitalmente ligados uns aos outros ( como membros do mesmo corpo ). Esse é o assunto de 1 Coríntios 12 e Romanos 12 .
Colossenses enfatiza a Pessoa do Cabeça e a provisão da Sua liderança . Ele é “ o princípio ” ( origem ) de uma nova criação e a fonte da vida espiritual do corpo ( 1:18 ). Ele provê tanto a salvação quanto o sustento do corpo . Colossenses 2:19 diz : “ Da qual [ Cristo como a Cabeça ] todo o corpo , provido e organizado pelas juntas e ligaduras , vai crescendo em aumento de Deus ”. Assim , o que flui de Cristo é um suprimento completo de alimento espiritual ( nutrição ), comunhão ( união ) e frutificação ( crescimento ). Esse suprimento pode chegar até nós por meio das “ juntas e ligaduras ” do ministério dos santos , mas a fonte final de provisão e crescimento é a Cabeça do corpo , Cristo .
Efésios enfatiza o privilégio do corpo , primeiro , como o complemento perfeito Daquele que cumpre todas as coisas ( 1:22-23 ) e , segundo , como aqueles que são responsáveis por se submeterem à Sua autoridade ( 5:23-24 ).
1 Coríntios apresenta a aplicação prática da doutrina no contexto local de Corinto . A igreja local tinha o caráter de um corpo , e cada cristão era um membro individual desse corpo ( 12:27 ). Isso era muito necessário em Corinto . A unidade da igreja estava sendo prejudicada porque aqueles que exerciam dons “ espetaculares ”, como o de línguas , estavam sendo exaltados , enquanto os cristãos com dons “ menores ” estavam sendo desvalorizados . Com sabedoria divina , Paulo usa uma ilustração soberba de um corpo humano para refletir o corpo espiritual e mostrar o valor de cada cristão ( v . 12 ). Por uma questão de espaço , quatro lições práticas são descritas a seguir .
6