Quem sou eu? | Page 5

SANTOS novamente , ele acrescenta no versículo 14 : “ Procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz ” ( ou semelhantes a Cristo – confira 1 Pedro 1:19 ). E Pedro acrescenta em 1 Pedro 1:16 um imperativo , não uma mera opção : “ Sede santos , porque eu sou santo ”. Somos exortados a aperfeiçoar a “ santidade no temor de Deus ” ( 2 Coríntios 7:1 ).
Há várias palavras que , embora soem diferentes em nosso idioma e sejam traduzidas de forma diferente , na verdade todas têm a mesma raiz : santo , santificado e purificado . Alguns linguistas podem encontrar nuances de diferença , mas todas elas vêm da mesma raiz grega , hagios .
Tudo isso serve para nos lembrar de que devemos nos tornar em nossa vida o que nos tornamos em nossa conversão . O progresso na santidade é responsabilidade de cada cristão . João 15 , o capítulo sobre a produção de frutos , é um compêndio sobre o crescimento semelhante ao de Cristo . À medida que a Palavra de Deus permanece em mim , moldando meus valores e visão , eu me torno mais frutífero como cristão . Gálatas 5 usa o mesmo resultado final e me lembra de que preciso do poder do Espírito de Deus para produzir esse fruto . Romanos 6 enfatiza minha responsabilidade de me entregar a Deus para produzir o fruto da “ justiça para a santidade ”. Assim , Deus , o Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo estão trabalhando conosco para desenvolver esse caráter santo em cada um de nós .
Paulo orou em 1 Tessalonicenses 3:12-13 para que os cristãos crescessem em amor com o objetivo de serem estabelecidos em santidade diante de Deus em um dia vindouro . O amor contém em si o ódio ao mal , ao pecado e a tudo o que entristece a Deus . Portanto , o amor é o caminho para a santidade e o cumprimento do estado de santidade .
Você se tornará o que se tornou
Deixe a imaginação correr solta por um momento – não que o que estou prestes a escrever seja imaginário ; é muito real . No entanto , em um dia futuro , quando formos transformados e moralmente semelhantes ao Senhor Jesus , nosso estado finalmente estará de acordo com nossa posição . Isso significa que não apenas teremos uma posição santa diante de Deus , mas que seremos santos , essencial e totalmente ! A carne desaparecida para sempre é um pensamento que emociona meu coração . Não haverá mais luta com motivos confusos , pensamentos impuros e corações frios . Não mais lutaremos com mentes errantes ao partir o pão , mentes que deveriam estar concentradas nele . Não teremos os emblemas , e nossa mente não precisará da disciplina de que precisamos agora .
Estaremos completamente à vontade na presença de Deus , que é santo . Não haverá desconexão ; tudo estará em perfeita harmonia . Ao contrário de Isaías ( 6:5 ), não clamaremos e confessaremos nossa impureza . Tampouco , como Jó ( 42:6 ), teremos de confessar que “ nos abominamos e nos arrependemos ” no pó e na cinza . A lembrança de que éramos pecadores que precisavam de redenção estará sempre conosco ( Apocalipse 1:5- 6 ), mas servirá apenas para ampliar nossa adoração ao Cordeiro . Estaremos com um Deus Santo , na Cidade Santa , e estaremos “ em casa ” em todos os sentidos da palavra .
5