Quem sou eu? | Page 4

SANTOS

A . J . Higgins
Como você e seus irmãos se tornaram um
Não houve bula papal ou sínodo . Não foram necessários séculos , nem provas de milagres ( felizmente ). E , muito provavelmente , muitas coisas aconteceram sem que você percebesse . O status de “ santidade ” foi apenas uma das mais de vinte coisas que ocorreram no momento em que você entrou na posse da salvação de Deus . Você foi constituído santo em um momento de tempo .
Todos os cristãos são santos ? Permita que a Palavra de Deus responda . Apesar do comportamento um tanto “ não santo ” dos cristãos de Corinto , Paulo escreveu a eles e se dirigiu a eles como “ santos ” ( 1 Coríntios 1:2 ). O escritor aos Hebreus os caracterizou como “ irmãos santos “ ( Hebreus 3:1 ), apesar da hesitação de muitos a quem ele estava escrevendo . Somos “ santos e amados ” ( Colossenses 3:12 ), e todos os que estavam nas igrejas em Roma foram designados como “ santos ” ( Romanos 1:7 ).
Como isso aconteceu ? Efésios fornece a resposta . O grande plano redentor de Deus , desde antes da fundação do mundo , era que fôssemos “ santos e irrepreensíveis diante dele em amor ” ( 1:4 ). Ele desejava um povo compatível com Seu próprio caráter . Na conversão , fomos não apenas perdoados , mas declarados justos , renascidos com uma “ semente santa ”, habitados pelo Espírito Santo e tornados aptos a participar da herança com os “ santos ” na luz ( Colossenses 1:12 ). A misericórdia , e não o mérito , nos tornou santos aos olhos de Deus .
Os teólogos se referem a isso como nossa posição em Cristo . É o que somos em virtude do que Cristo realizou por nós . Fomos constituídos “ santos ” ou “ santificados ”. A palavra também pode significar que fomos “ separados ” para Deus para Seu prazer . A graça nos tirou “ do mundo ” e nos colocou em Cristo , para o prazer de Deus ( Efésios 1 ).
Nenhum fracasso de nossa parte , nenhuma acusação do adversário e nenhuma circunstância da vida pode alterar a posição que temos diante de Deus .
Tornando-se o que você se tornou
Desfrutamos , em virtude da graça e da obra de Cristo , de uma posição de santidade , ou como “ santos ”, na presença de Deus . Essa é a nossa posição . Mas como , então , explicamos as inúmeras Escrituras que nos exortam a uma vida de santidade progressiva ou “ santificação ”?
Por exemplo , 1 Tessalonicenses 4:3 nos informa que a vontade de Deus é a nossa santificação ou santidade . Obviamente , isso é algo diferente da posição de santidade que nos foi conferida na conversão . Pedro acrescenta sua exortação lembrando-nos de que , à luz do futuro dia de Deus , “ que pessoas vos convém ser em santo trato , e piedade ” ( 2 Pedro 3:11 ). E ,
4