Quem sou eu? | Page 20

AMIGOS

Lindsay Parks

O não salvo é chamado por muitos termos descritivos na Palavra de Deus . Perdido . Cego . Morto . Pecador . Filho da ira . Filho da desobediência . Alienado . Estrangeiro . Ímpio . Injusto . De uma forma ou de outra , essas palavras descrevem a condição sem esperança da humanidade sem Cristo . Graças a Deus , Sua maravilhosa salvação muda tudo isso . Não mais perdidos : encontrados . Não mais cegos : agora podemos ver . Outrora mortos , hoje vivos nele . Perdoados . Filhos de Deus . Achegados . Santificados . Justos . Não é de se admirar que Paulo tenha dito : “ Assim que , se alguém está em Cristo , nova criatura é ” ( 2 Coríntios 5:17 ).

Contudo , um dos termos mais fortes para descrever o relacionamento de homens e mulheres perdidos com seu Criador é este : inimigo . Esse termo é usado várias vezes ( por exemplo , Romanos 5:10 , 8:7 ; Colossenses 1:21 ), e a Bíblia é muito clara quanto ao que os inimigos de Deus merecem e como devem ser tratados pelo Santo . “ O Senhor é Deus zeloso e vingador ; o Senhor é vingador e cheio de furor ; o Senhor toma vingança contra os seus adversários , e guarda a ira contra os seus inimigos ” ( Naum 1:2 ).
Essa não é uma situação agradável . Os terríveis efeitos do nosso pecado contra Ele , originados com nossos primeiros pais e que se espalharam pelos milênios de obstinação e desobediência humana , têm afastado a humanidade de Deus de forma constante . E cada um de nós realmente merece a ira de Deus sobre a qual Naum escreve .
No entanto , nesse pântano sombrio da humanidade , veio um Salvador . O próprio Filho e expressão de Deus veio aqui em perfeita forma humana para carregar nossos pecados e voluntariamente tomar nosso lugar no julgamento , suportando tudo isso por nós . Como Ele nos descreveria ao chegar entre nós ? Conhecendo a maldade desprezível de nossos corações , quais dos termos mencionados acima Ele usaria para nos descrever ?
Em João 15 , Ele primeiro fala de Seu amor por nós . Nós , que essencialmente O odiávamos , éramos amados por Ele muito antes de Ele vir para nos salvar . Mas depois Ele vai um pouco mais longe e nos chama de amigos ! “ Ninguém tem maior amor do que este , de dar alguém a sua vida pelos seus amigos . Vós sereis meus amigos ... tenho-vos chamado amigos ” ( versos 13-15 ).
Amigos ? Como alguém pode se referir a seus inimigos como seus amigos ? Esse é o amor indescritível do Salvador . Enquanto ensinava as verdades a Seus discípulos no cenáculo , Ele falou muito de Seu amor e cuidado por eles . Ele lhes mostrou a humildade de servo lavando-lhes os pés sujos , ministrando até mesmo ao homem que O trairia . Em João 11 , Ele estava com o espírito “ perturbado ” enquanto chorava – soluçando – no túmulo de Seu amigo Lázaro . Em João 12 , Ele disse : “ Agora a minha alma está perturbada ” ( v . 27 ). Em seguida , em João 13 , depois de anunciar que seria traído por um amigo , Ele ficou “ turbado em espírito ” ( v . 21 ). Ao enfrentar a angústia e a agonia do Getsêmani , da Gabatá e do Gólgota , o Salvador estava perturbado no corpo , na alma e no espírito . Todavia , Seu coração era tão amoroso que , em João 14 , sabendo que logo morreria e deixaria Seus homens , Ele disse : “ Não se turbe o vosso coração ” ( v . 1 ). Ele acalmou os corações
20