Quem sou eu? | Page 21

AMIGOS

Nosso Salvador morreu por Seus inimigos para que pudesse nos chamar para sempre de “ meus amigos ”.

perturbados depois que souberam que Ele morreria e partiria , prometendo voltar pessoalmente para buscá-los . E ao falar-lhes do que O aguardava , da morte que sofreria e do sofrimento que suportaria , Ele disse a esses homens imperfeitos e pecadores que estava oferecendo Sua vida por Seus amigos .
Esse conceito é quase inconcebível . Ser um amigo de Deus ? Martinho Lutero disse certa vez que é preciso conhecer Deus como inimigo antes de poder conhecê-Lo como amigo . Em toda a história do Antigo Testamento , somente Moisés e Abraão tiveram o privilégio de serem chamados de “ amigos de Deus ”. Mas tal era o amor do Senhor Jesus que Ele veio a essa cena de rebelião , enfrentando diariamente a inimizade , mas chamando de amigos os homens por quem estava prestes a morrer .
Esse Salvador é o cumprimento do Provérbio : “ Há um amigo mais chegado do que um irmão ”. Desde que fomos salvos , em quantos momentos de desespero e tristeza , desgosto e solidão esse Amigo se aproximou e foi tudo para nós e por nós ? Ele demonstrou , sem dúvida , Sua amizade por nós por meio de Sua morte por nós e Sua presença contínua . Todos nós já cantamos com verdadeira convicção em nossos corações e almas : “ Quanto Cristo é nosso Amigo !” Então , como podemos demonstrar nossa amizade por Ele ?
Em primeiro lugar , nosso status de “ inimigo ” foi apagado para sempre . Não estamos mais em inimizade com Deus . Como o filho pródigo que retornou , ficaríamos satisfeitos em ser apenas Seus servos . Mas o Senhor Jesus disse : “ Vós sereis meus amigos , se fizerdes o que eu vos mando . Já ( de agora em diante ) vos não chamarei servos ...; mas tenho-vos chamado amigos ” ( João 15:14,15 ). Portanto , embora Sua amizade por nós seja incondicional , nossa amizade por Ele é condicional . Devemos demonstrar nosso amor a Ele por meio da obediência absoluta a tudo o que Ele nos pede . Ele sempre será nosso amigo , mas nossa escolha de obedecê-Lo ou não como Senhor em nossa vida pode afetar nossa amizade com Ele .
Uma das maneiras pelas quais nossa amizade com Ele é afetada é nossa escolha de amizade com este mundo decadente e moribundo . Tiago , meio-irmão do Senhor , escreveu estas palavras surpreendentes : “ Não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus ?” ( 4:4 ). Nosso relacionamento com este mundo é uma das maiores armadilhas para o nosso caráter e testemunho cristãos , juntamente com nosso adversário , Satanás , e nossa velha natureza pecaminosa . O grande apóstolo Paulo perdeu um amigo dessa maneira . Um conservo chamado Demas o deixou , “ amando o presente século ” ( 2 Timóteo 4:10 ).
As vidas mais alegres e abençoadas são aquelas vividas em estreita companhia com o Salvador . Como Ele escolheu primeiro renomear Seus inimigos como amigos e morreu para provar essa afirmação , devemos aproveitar todas as vantagens desse novo relacionamento , fundado e fomentado por Sua sublime graça . Essa é uma dádiva concedida a nós , que não a merecemos . Uma das melhores coisas que podemos ter na vida são bons amigos . E no “ Filho de Deus , que me amou e se entregou a si mesmo por mim ” ( Gálatas 2:20 ), temos um Amigo melhor do que qualquer outro na Terra . Nosso Salvador morreu por Seus inimigos para que pudesse nos chamar para sempre de “ meus amigos ”.
21