Quem sou eu? | Page 19

RAMOS NA VIDEIRA árduo no quintal , que geralmente envolvia podar os arbustos e as cercas vivas . Quando o tio Bill terminava de cortar habilmente a madeira morta e o crescimento excessivo com seu podador de confiança , os galhos eram uma visão lamentável . No entanto , surpreendentemente , eles voltavam a crescer , parecendo melhores e mais saudáveis do que antes . Felizmente , conosco , o próprio Senhor é o lavrador experiente que , conforme necessário , maneja a Sua Palavra para podar sábia e ternamente os nossos corações , mentes e vidas de pensamentos , hábitos e influências errados que estão impedindo nossa produção de uvas espirituais .
Nesse ponto , deve-se observar que , entre os expositores da Bíblia , há pelo menos duas interpretações diferentes da condição dos ramos e do corte do vinhateiro . Entre outras coisas , a diferença se baseia principalmente em duas possíveis traduções da palavra grega airo no versículo 2 . Ela é traduzida aqui e em outros lugares como “ tirar / remover ” ( João 1:29 ), mas em algumas traduções como “ levantar ” ( João 11:41 ). Se traduzida como “ levantar ”, alguns adotam uma visão comparativa , com três tipos de ramos semelhantes sendo descritos e todos simbolizando os verdadeiros cristãos em vários níveis de produção de frutos , com o Senhor usando três métodos diferentes para lidar com eles . Outros , que aceitam a tradução como “ remover ”, veem o Senhor apresentando uma visão contrastante de apenas dois tipos de ramos , o que está mais de acordo com o contexto imediato e explica a partida repentina de Judas e a sua iminente e chocante traição ( para os discípulos ). O ramo que é podado simboliza um verdadeiro cristão e o ramo que é retirado simboliza um falso

“ O cultivo da uva não é automático !” professante não-cristão . Qualquer que seja a interpretação preferida , ambos os pontos de vista , juntamente com o restante das Escrituras , não retratam um verdadeiro cristão sendo “ afastado ” de Cristo e perdendo sua salvação .

A permanência que faz progredir
Como em qualquer outra analogia da vida cristã na Bíblia , há sempre uma resposta correspondente que se espera de nós para vivermos efetivamente a bênção que Deus nos concedeu . O cultivo da uva não é automático ! Nesse ensinamento do Senhor , vemos a repetição da palavra-chave “ permanecer ” para enfatizar nossa responsabilidade . Significa simplesmente “ continuar ” ou “ ficar onde está ”. Isso não significa que um ramo / cristão não esteja envolvido ou esteja inativo , mas descreve a prática diária e consistente e o cultivo da vida espiritual e da comunhão a que fomos levados por meio de nossa conexão com Cristo . Seguir os princípios básicos da oração , da leitura das Escrituras , da comunhão com o povo de Deus ( outros ramos ) e da santidade prática é o que significa “ permanecer em Cristo ”, com o feliz resultado de promover nosso crescimento espiritual e aumentar nossa produção de uvas .
As uvas que crescem
É inevitável . Ser um ramo conectado à videira e permanecer nele significa que Sua vida fluirá por mim e que Suas uvas crescerão em mim , mesmo que minimamente . O Senhor Jesus , com grande expectativa , falou de Seus discípulos “ dando fruto ”, “ dando muito fruto ” e “ que o vosso fruto permaneça ”. Observe o aumento da quantidade e da qualidade que é esperado . Quais são algumas dessas uvas atuais ? Em João 15 , o Senhor Jesus fala de obediência ( v . 10 ), alegria ( v . 11 ), amor ( v . 13 ), fé ( v . 16 ) e testemunho ( v . 27 ). Pela graça de Deus somente , é uma grande verdade para todo cristão que , juntamente com todos os meus companheiros de fé , um ramo na Videira é quem eu sou , e cultivar uvas é o que faço para a glória de Deus e para a bênção de outros .
19