Quem sou eu? | Page 18

RAMOS NA VIDEIRA

Don Draper

À primeira vista , um ramo não é a metáfora mais empolgante ou significativa da Bíblia para um cristão . Mas , como acontece com muitas palavras e verdades nas Escrituras , quanto mais você se aprofunda , mais interessantes elas se tornam . No Antigo Testamento , lembre-se de que o candelabro de ouro no tabernáculo tinha a forma de uma árvore com galhos . Também lemos sobre o ramo frutífero , o ramo formoso e o ramo justo . O Novo Testamento fala dos ramos naturais , e aquele que veremos aqui em João 15 , o ramo da videira . Essa é uma metáfora que o Senhor Jesus escolheu especificamente para Sua mensagem final aos discípulos , a qual , entre outras coisas , nos dá uma visão valiosíssima para responder à pergunta : “ Quem sou eu como cristão em Cristo ?” Nessa metáfora , o Senhor Jesus revela o propósito essencial de Deus e os meios exclusivos para produzir em nossa vida atitudes , comportamento e caráter semelhantes aos de Cristo , assim como uma videira produz uvas em seus ramos .

Essa é uma das cenas mais íntimas e instrutivas dos Evangelhos entre o Senhor Jesus e Seus discípulos , quando Ele os reúne pela última vez . Com as sombras do Calvário se aproximando , um momento incrível de comunhão e ensino do Mestre com Seus alunos se desenrola . A lição foi ministrada em duas sessões : uma no calor do cenáculo e a outra , que observaremos aqui , no frio intenso do ar noturno enquanto caminhavam para o Getsêmani . Como esse pequeno grupo de discípulos sinceros , embora vacilantes , sobreviveria , e muito menos prosperaria , quando o Salvador se separasse deles por causa da cruz ?
Vamos acompanhá-los em sua jornada e considerar as instruções profundas e práticas que o Senhor lhes deu sobre ser ramos e dar frutos em um mundo hostil .
A figura que ilustra
A videira , com seus ramos e uvas , era uma visão familiar em Israel e fornecia uma imagem instrutiva e relevante para a verdade espiritual . Os discípulos se lembrariam de que , no Antigo Testamento , a videira , juntamente com a oliveira e a figueira , era usada para simbolizar Israel em seu relacionamento , representação e papel no mundo para Yahweh . Aqui , o Senhor Jesus , em uma de Suas grandes declarações como o “ EU SOU ”, também se refere à videira , mas Ele a aplica de uma maneira muito diferente . Agora , nem Seu povo Israel no passado nem Sua Igreja que ainda está por vir são a videira , mas Ele é ! O Filho é a videira verdadeira , o Pai é o agricultor , e eles / nós somos os ramos .
A conexão que importa
Nossa vida e nosso mundo são feitos de conexões . Elas são essenciais para que qualquer objeto , organismo ou organização complexa funcione e floresça . Assim como um ramo está conectado à videira , nós também temos nossa ligação espiritual com Cristo . Esse vínculo não apenas assegura e garante nossa salvação presente e final , mas também concede e transporta a corrente divina de vida espiritual para dentro de nós , por meio da qual podemos agora produzir as verdadeiras uvas da vida e do testemunho cristãos . Estamos conectados à verdadeira e única fonte de que precisamos para ser um ramo frutífero .
A poda que produz
Meus tios costumavam visitar nossa casa ocasionalmente para um dia de trabalho
18