Quem sou eu? | Page 14

EMBAIXADORES E TESTEMUNHAS

Jack Hay

Deus designou o povo de Israel como “ minhas testemunhas ”; “ Vós sois as minhas testemunhas , diz o SENHOR [ Jeová ]” ( Isaías 43:10 ). Uma seita moderna se apoderou desse encargo para Israel e intitulou sua organização de “ Testemunhas de Jeová ”! Quando o Senhor Jesus introduziu a Dispensação da Igreja , Ele disse aos Seus : “ Sereis minhas testemunhas ”, “ minhas testemunhas ” ( Atos 1:8 ). Na realidade , então , os cristãos são “ Testemunhas de Cristo ”. Nossa missão como cristãos é testificar daquele que nos comprou com Seu sangue .

Embaixadores
As duas palavras do nosso título abrangem nossas responsabilidades como representantes de Cristo em um mundo hostil . “ Somos embaixadores da parte de Cristo ” ( 2 Coríntios 5:20 ). A palavra “ embaixador ” implica que agimos como representantes , falando em nome da Deidade . Para usar a linguagem do contexto , somos embaixadores de Cristo ; Deus está suplicando por nosso intermédio ; apelamos em lugar de Cristo . O fato de sermos enviados de Deus exige que nossas atividades sejam realizadas com uma dignidade condizente com nossa ligação com o Soberano do universo . Alguns acham que , se quisermos conquistar as pessoas , devemos ser como elas , inclusive adotando seus estilos e aparência , mas , na verdade , desde que não sejamos vistosos e extravagantes , a aparência limpa , asseada e apropriada , que é própria de um embaixador , causará impacto . A própria aparência dos servos de Salomão , incluindo “ as vestes deles ”, foi uma das coisas que impressionou uma rainha pagã a respeito do mestre deles ( 1 Reis 10:5 ).
Outra característica de um embaixador é a maturidade ; esse pensamento está embutido no significado original da palavra . Por exemplo , Paulo usou uma palavra da mesma família para se descrever como “ Paulo , o velho ” ( Filemom v . 9 ). Portanto , como embaixadores , devemos evitar a banalização da mensagem que levamos e tratar todo o serviço com a estima e a maturidade que condizem com nosso status ; nunca devemos emburrecer o evangelho de forma infantil .
Além de dignidade e maturidade , o embaixador requer bravura , pois está representando diante dos inimigos de seu Soberano . Ele leva consigo “ um ministério de reconciliação ”. Sua mensagem é “ a palavra da reconciliação ”; seu apelo é : “ Rogamo-vos , pois , da parte de Cristo , que vos reconcilieis com Deus ” ( 2 Coríntios 5:18-20 ). O próprio Paulo tinha a coragem necessária para ser embaixador , de modo que , como resultado de seu fiel compromisso com a tarefa , ele se tornou “ um embaixador em cadeias ” ( Efésios 6:20 ). Um embaixador geralmente usava uma corrente no pescoço , relativa ao cargo . As correntes de Paulo eram de um caráter diferente , mas ele as usava com uma dignidade condizente com seu cargo de corajoso e fiel representante do céu em um mundo agressivo .
Mais uma característica do embaixador é a sinceridade , conforme transmitida na palavra “ rogar ” ( 2 Coríntios 5:20 ), ou “ apelar ” e “ exortar ”. Um verdadeiro embaixador não apresentará fatos frios de uma forma sem emoção . Sua pregação será calorosa e cativante . Sua apresentação nunca será do tipo “ pegar ou largar ”. Como Pedro , ele exortará os rebeldes : “ Salvai-vos desta geração perversa ” ( Atos 2:40 ). Como Paulo , sua apresentação do “ evangelho de Deus ” será uma “ exortação ” ( 1 Tessalonicenses 2:2-
14