Quem sou eu? | Page 13

SERVOS está refletindo as mesmas características de servidão do próprio Senhor ? Como já foi observado , Ele era marcado pela humildade e pela terna compaixão . Quando nenhum dos discípulos quis se abaixar para lavar Seus pés , Ele graciosamente deixou de lado Suas vestes e se ajoelhou para lavar os deles . Era o trabalho de um escravo – de gentios –, mas o poderoso Criador Se abaixou para lavar os pés dos Seus . Estamos dispostos a nos rebaixar para refrescar as pessoas ao nosso redor , para demonstrar cuidado espiritual e amor pelos cristãos em dificuldades ou por aqueles que não têm esperança ? É digno de nota que , quando o filho pródigo finalmente parou para avaliar sua triste condição , foram “ os servos ” da casa de seu pai que de repente se tornaram atraentes para ele . Mas há também um lado muito prático em nossa condição de servo , pois agora somos “ as mãos e os pés ” do nosso Senhor ressuscitado , mas fisicamente ausente . Somos Seus agentes , Seus representantes , Seus trabalhadores para atender às necessidades da obra . Como ensina Colossenses 3 , tudo o que fizermos em relação às pessoas ao nosso redor , devemos fazer de coração , pois , em última análise , “ a Cristo , o Senhor , é que estamos servindo ” ( v . 24 ARA ). Isso inclui nosso serviço em casa , em nossos empregos seculares , na igreja local ou em nossas interações com as pessoas . Homens espirituais notáveis foram incumbidos de servir às mesas ( Atos 6 ); uma irmã diligente , Febe , foi elogiada como “ serva na igreja ” ( Romanos 16:1 ); um pescador rude , Pedro , foi convidado a emprestar seu barco ao Senhor ( Lucas 5:1-3 ); uma anfitriã atenciosa , Marta , convidou uma multidão para sua casa ( João 12:2 ); discípulos fracassados , mas fiéis , receberam a Grande Comissão ( Marcos 16:15 ). Todos nós , “ anônimos ”, recebemos uma parte em Seu serviço , que deve ser feito “ para Ele mesmo ”.
Os desafios Os desafios dos servos são muitos . Há a questão importantíssima do propósito de nossa vida . A quem honrarei e obedecerei – ao Senhor primeiro ou a mim mesmo ? “ Ninguém pode servir a dois senhores ” ( Mateus 6:24 ). O tempo e a idade também são um desafio . Não podemos recuperar o tempo perdido para o serviço , mas Pedro nos exorta a usar “ o tempo que nos resta na carne ” para a vontade de Deus ( 1 Pedro 4:2 ). Novamente , a exortação é clara : “ Filho , vai trabalhar [ servir ] hoje na minha vinha ” ( Mateus 21:28 ). O desânimo é sempre um fator dificultoso na obra . O serviço pode ser exaustivo , especialmente quando ninguém se preocupa em ajudar e poucos dizem “ obrigado ”. A Marta na cozinha pode atestar isso ! O fracasso pode ser uma experiência esmagadora e um tremendo desafio a ser superado . Marcos deve ter se lamentado por ter deixado a linha de frente do serviço quando as coisas estavam difíceis , mas , maravilhosamente , ele foi restaurado e se tornou um servo útil na obra .
A recompensa
Em meio a grandes desafios , há a certeza de recompensas deslumbrantes . A declaração do próprio Senhor é muito encorajadora : “ Se alguém me servir , meu Pai o honrará ” ( João 12:26 ). Há recompensa e alegria imediatas no simples fato de fazer algo “ para o Senhor ”. As palavras de Maria para os servos na festa de casamento em Caná são fundamentais : “ Fazei tudo quanto ele vos disser ” ( João 2:5 ). E o resultado foi alegria e bênção para todos . Milhões de cristãos vivem com pouco alarde ou reconhecimento , mas sabem que “ Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra , e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes , enquanto servistes aos santos ” ( Hebreus 6:10 ). Não seria maravilhoso estar diante de nosso Senhor ( como todos nós estaremos ) e ouvir Suas palavras : “ Bem está , servo bom e fiel ”? Acho que , nesse momento , poderemos pensar : “ Quem me dera ter dado mais a Ele !”
13