Quem sou eu? | Page 15

EMBAIXADORES E TESTEMUNHAS
3 ). Portanto , seja na pregação pública ou no testemunho pessoal , sejamos marcados pelas credenciais de um verdadeiro embaixador : dignidade , maturidade , coragem e sinceridade .
Testemunhas
Embora a palavra “ embaixador ” seja usada com parcimônia no Novo Testamento , o mesmo não pode ser dito da palavra “ testemunha ”. É interessante notar que o termo é aplicado principalmente aos apóstolos , mas sem dúvida os princípios relacionados ao seu uso se aplicam às nossas próprias obrigações como aqueles que agora têm a responsabilidade de testificar de Cristo .
Uma passagem nos fornecerá algumas diretrizes para incentivar todos nós a sermos testemunhas . Ananias disse a Paulo : “ Hás de ser sua testemunha para com todos os homens ” ( Atos 22:15 ) e , em seu discurso ao rei Agripa , Paulo disse : “ Alcançando socorro de Deus , ainda até ao dia de hoje permaneço dando testemunho tanto a pequenos como a grandes , não dizendo nada mais do que o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer , isto é , que o Cristo devia padecer , e sendo o primeiro da ressurreição dentre os mortos , devia anunciar a luz a este povo e aos gentios ” ( 26:22-23 ).
Observe primeiro a força para testemunhar – socorro de Deus . Não há dúvida de que é preciso dedicar tempo e energia para um testemunho eficaz e extenso , mas o poder espiritual necessário tem sua fonte em Deus . A dependência do poder do Espírito é vital para que o testemunho do evangelho produza resultados ( 1 Coríntios 2:4 ; 1 Tessalonicenses 1:5 ). Agir exaustivamente por si só nunca nos fará cumprir a tarefa .
Em seguida , observe sua consistência no testemunho – “ até ao dia de hoje permaneço ”. Seu compromisso com o trabalho de evangelismo não era esporádico . Seu envolvimento no serviço não era irregular , interrompido por lapsos e distrações ; Paulo estava concentrado .
Os objetos de seu testemunho são dignos de nota – “ tanto a pequenos como a grandes ”. Ele via o mundo como sua plateia e indivíduos de todas as classes sociais como candidatos à salvação . Ele realmente acreditava no que escreveu , que a vontade de Deus é que todos os homens sejam salvos ( 1 Timóteo 2:4 ) e , por isso , testemunhou a todos . “ Pequenos e grandes ” são condenados pela lei ( 2 Reis 23:2 ). “ Pequenos e grandes ” estão destinados à sepultura ( Jó 3:19 ). “ Pequenos e grandes ” estarão diante do grande trono branco ( Apocalipse 20:12 ). Portanto , “ pequenos e grandes ” precisam de alguém para testemunhar a eles .
A base de seu testemunho era a Bíblia – “ os profetas e Moisés ”. A apologética pode ter seu lugar . As ilustrações contemporâneas podem ser úteis , mas , na realidade , não há substituto para a apresentação da verdade bíblica e a capacidade de citar versículos bíblicos , seja na pregação pública ou no testemunho pessoal . “ A entrada de tuas palavras dá luz ” ( Salmos 119:130 ).
O conteúdo de seu testemunho era Cristo – Seus sofrimentos e Sua ressurreição triunfante . Como já foi citado , “ Sereis minhas testemunhas ” ( Atos 1:8 ). Nós O apresentamos como o único remédio para as necessidades humanas . “ Eis o Cordeiro de Deus ”; “ Achamos o Messias ”; “ Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei , e os profetas ”; “ Vinde , vede um homem ...” ( João 1:29 , 41 , 45 ; 4:29 ). Essas primeiras testemunhas se concentraram em Cristo !
O desafio para todos nós é a nossa disponibilidade como testemunhas e a nossa prontidão para testificar . “ E estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós ” ( 1 Pedro 3:15 ).
Devo ir , e de mãos vazias ? Devo encontrar meu Salvador assim ? Nem uma alma para saudá-Lo : Devo ir de mãos vazias ?
Charles C . Luther ( 1847 – 1924 )
15