Quem sou eu? | Page 12

SERVOS

Marvin Derksen

Paulo , servo de Jesus Cristo ” foi mais do que apenas uma abertura para uma de suas cartas , pois ele nunca superou a maravilha do que havia se tornado em Cristo . Ao relembrar o horror de sua vida como “ perseguidor ”, ele se deleitava com o poder transformador da graça de Deus que não apenas o salvou , mas o tornou um servo de Cristo . Ele declarou : “ Pela graça de Deus sou o que sou ” ( 1 Coríntios 15:10 ). Mas será que Deus realmente precisa de nós como servos ? Afinal de contas , Ele é o “ Arquiteto ” onisciente e o “ Construtor ” onipotente que nunca se frustra ou fracassa . O Senhor Jesus disse : “ Sobre esta pedra edificarei a minha igreja , e as portas do inferno não prevalecerão contra ela ” ( Mateus 16:18 ). Esse não é exatamente o nosso currículo ! O homem falhou miseravelmente , e fizemos uma bagunça com tudo o que Deus nos confiou . Surpreendentemente , nosso Deus não abandonou Seu propósito eterno de “ salvar ” o homem e “ empregá-lo ” na obra inacabada de Seu reino . Seu foco se concentrou no serviço de Suas criaturas , seja no jardim , para cuidar dele no início de nossa história , ou nas eras eternas que virão , pois “ os seus servos o servirão ” ( Apocalipse 22:3 ). E , ao fazer isso , a graça nos deu a sublime bênção de sermos uma parte pequena , mas significativa , de Sua grande obra .
O modelo
Não ficamos sem um modelo a seguir , pois o próprio Senhor veio como um humilde servo . A declaração singular de Marcos a respeito da missão do Senhor é muito clara : “ O Filho do homem também não veio para ser servido , mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos ” ( Marcos 10:45 ). Quem pode imaginar o que isso envolveu quando Ele se humilhou e assumiu a forma de servo ? Mas Ele o fez – e o que O marcou agora nos marca . Os escritores do Antigo Testamento ficaram entusiasmados com as características do Servo de Jeová . Ele era marcado por um “ ouvido aberto ” – um ouvido sintonizado com a vontade de Seu Deus e no qual Ele encontrava infinito prazer ( Salmos 40:6-8 ). Ele exemplificou um “ espírito submisso ” – que , apesar do tremendo sofrimento que suportou , não foi rebelde nem voltou atrás ( Isaías 50:5-6 ). Ele graciosamente manifestou cuidado e ternura ao lidar com pecadores quebrantados – a “ cana trilhada ” e o “ pavio que fumega ” ( Isaías 42:3 ). Assim como o servo hebreu de Êxodo 21 , Ele revelou no Calvário Seu amor sacrificial por Seu “ senhor , esposa e filhos ” ao permitir que Seu corpo fosse perfurado e Se tornar um servo para sempre . Não é de se admirar que os céus pudessem se abrir com o chamado : “ Eis aqui o meu servo !”
O escopo
Ser um servo de Cristo é uma grande obra , mas não se limita a uns poucos selecionados . Com muita frequência , consideramos os que chamamos de “ obreiros de tempo integral ” como os únicos envolvidos na obra do Senhor , mas isso é míope e impreciso , pois todo cristão foi feito servo . Cada cristão recebeu habilidades e uma função para desempenhar no avanço do grande propósito do Senhor . Sendo assim , você está envolvido nessa grande obra e
12