Quem sou eu? | Page 11

FILHOS DE DEUS e incapaz de acessar todos os privilégios e responsabilidades da filiação . Mas quando chegou a plenitude dos tempos , Deus enviou Seu Filho , nascido de mulher , nascido sob a lei , para remir os que estavam sob a lei . Cristo lidou com as consequências da lei , carregando a maldição em nosso favor . Ignorantemente , já fomos filhos do diabo , da desobediência e da ira . Incrivelmente , por meio da fé em Cristo , somos colocados como filhos , aproximandonos de Deus em dependência (“ Abba ”) e com dignidade (“ Pai ”). Louvado seja o Senhor , somos filhos e não mais escravos !
Em Romanos 8 , descobrimos novamente a verdade da filiação , dessa vez no pano de fundo da justificação . Em Cristo , estamos legalmente livres da penalidade do pecado e legalmente aptos para a presença eterna de Deus . Tendo estabelecido a base e as bênçãos de nossa justificação nos capítulos 4 e 5 , Paulo chega aos capítulos 6 e 7 afirmando que , embora judicialmente Deus veja o velho homem como crucificado , ainda vivemos neste corpo carnal mortal . Quem dominará meus membros ? A carne ou o Espírito ? O Espírito Santo foi mencionado apenas uma vez na epístola até agora ( 5:5 ), mas o capítulo 8 está repleto de referências , ensinando que o fato de nos permitirmos ser guiados pelo Espírito é um sinal de que apreciamos e nos apropriamos da verdade da filiação . O universo geme sob o peso do pecado ; e nós também podemos gemer enquanto esperamos por nosso novo corpo . Deus nos escolheu como filhos para sermos “ santos e irrepreensíveis diante dele em amor ” ( Efésios 1:4-5 ). O caminho do cristão envolve sofrimento , mas o ministério do Espírito eleva nossos olhos para compreendermos que , como filhos , somos coerdeiros com Cristo na herança . O que é essa herança ? Simplesmente , é tudo o que pertence a Cristo . Gálatas 3:16 ensina que quando Deus fez promessas à “ Semente ” de Abraão com relação à nação de Israel , à terra de Canaã , às nações e ao mundo , elas foram , de fato , feitas a Cristo ! Como coerdeiros e filhos adultos , a Igreja tem o privilégio extraordinário de administrar o reino com Cristo e compartilhar completamente tudo o que Ele possui – 12 apóstolos sentados em 12 tronos julgando 12 tribos de Israel ( Mateus 19:28 ), santos com autoridade e administração sobre o mundo inteiro e seres angelicais ( 1 Coríntios 6:1-2 ; Apocalipse 2:26 ) e a honra indescritível de sentar-se com Cristo em Seu trono ( Apocalipse 3:21 ). Como filhos de Deus , seremos revelados naquele dia glorioso aos olhos maravilhados de toda a criação . Hebreus 2 nos lembra solenemente que o custo de levar muitos filhos à glória foram os incalculáveis sofrimentos e a morte de nosso Senhor Jesus .
A disciplina dos filhos
Se deixadas por conta própria , as crianças , por natureza e inexperiência , tomam caminhos errados e , em uma família , deve haver disciplina adequada para que elas se tornem adultos responsáveis e , assim , se tornem um ativo para o nome e o lar da família . Em Hebreus 12 , Deus nos trata como filhos , necessitando de disciplina para que produzamos o fruto da justiça ( v . 11 ). Devese receber a disciplina ( v . 5 ); Seu amor é a razão pela qual ela é dada ( v . 6 ); o resultado deve ser a reverência ( v . 9-10 ). Embora a mão castigadora de Deus pareça dolorosa ( v . 11 ), agradeça a Deus pela disciplina ; é a realidade de que somos filhos e não espúrios ! Ao compreendermos essas coisas , entendemos que “ a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente ” ( 2 Coríntios 4:17 ) e que “ as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada ” ( Romanos 8:18 ).
“ É mesmo assim ! Qual meu Senhor vou ser ; Sim , transformado pelo Seu poder , Poder do amor que ao Salvador moveu Quando Ele a maldição da cruz sofreu . E tu nos dizes que Teu coração Por nós sente uma tão grande afeição Que nessa glória Tu terás prazer Em coerdeiros Teus lá receber ”
( Hino 420 do “ Hinos e Cânticos )
11