Quem sou eu? | Page 10

FILHOS DE DEUS

Clive Barber
O Projeto da Família
Descobrir quem somos como cristãos é fundamental e deve ter um efeito transformador em nossa vida . Neste artigo , observaremos as “ verdades gêmeas ”, de nascermos como crianças e de sermos colocados como filhos na família de Deus .
Com a intenção de abençoar a raça humana , Deus introduziu a unidade familiar no contexto da criação , proporcionando uma compreensão dessa dupla identidade . Deus , o celebrante do primeiro casamento , instruiu-os a “ frutificar e multiplicar ”, sancionando um ambiente em que o amor pudesse florescer entre marido e mulher , a procriação pudesse ocorrer e as crianças , em toda a sua vulnerabilidade , pudessem ser nutridas , educadas e receber responsabilidade dentro de uma família . Sem que a humanidade soubesse , Deus estava desenhando uma imagem do que Ele propôs para Si mesmo .
O deleite , a dependência e o desenvolvimento das crianças
Quem poderia se cansar de olhar para um bebê recém-nascido ? Os pais espiam o berço , contemplando aquela criança preciosa com suas feições milagrosamente formadas . As mães se levantam inúmeras vezes para alimentar , trocar , acariciar e cuidar da criança e , embora esse período seja exaustivo e maravilhoso , sabemos que ele é limitado e nunca imaginamos que as crianças permaneçam bebês para sempre . Os pais se deliciam com o desenvolvimento de seus filhos – o primeiro sorriso , os sons distorcidos em palavras , os passos vacilantes e o bebê do berço de repente está de pé e em movimento !
As listas são preparadas , as tarefas são dadas , e a criança que era tão dependente se torna um benefício para a casa .
Nos lares judeus , há um Bar ( filho ) ou Bat ( filha ) Mitzvah para cada criança que chega aos 12 anos de idade . Essa frase , que significa “ filho / filha dos mandamentos ”, é uma celebração que declara que a criança agora tem todos os direitos e obrigações de um adulto judeu . É interessante notar que Lucas 2:49 registra nosso Senhor no Templo , aos 12 anos de idade , sentado no meio dos mestres , ouvindo e fazendo perguntas , e todos os que O ouviam ficavam admirados com Sua compreensão e respostas . Quando questionado por Sua mãe , que estava preocupada , Ele simplesmente respondeu : “ Me convém tratar dos negócios de meu Pai ”. Chegar à maturidade e assumir responsabilidades é a intenção de Deus para nós . Ao entrarmos na família de Deus por nascimento , confessamos que , espiritualmente , tivemos passos vacilantes e sons distorcidos . No lar , sob o comando de pais cristãos , e / ou na igreja , sob a orientação dos presbíteros , recebemos instrução espiritual e maiores responsabilidades com vistas à maturidade espiritual .
A dignidade da filiação
Em Gálatas 4 , Paulo retrata uma criança nascida em uma família de grande riqueza e posição . A criança é herdeira de tudo o que o pai tem e , no devido tempo , receberá a herança . Enquanto continua sendo uma criança , está sob o controle e a direção de tutores e , na prática , não é diferente dos escravos da mesma casa ! A lição vital para os gálatas ( e para nós ) era que estar sob a Lei Mosaica era ser como um menor , sob restrição
10