Oração | Page 9

ORANDO JUNTOS pensar que depois de 30 anos observando um Filho perfeito , os irmãos terrenos do Senhor Jesus rejeitaram Suas reivindicações . Certamente , a carne não daria mais oportunidade a um tratamento tão imerecido , mas não foi assim o nosso bendito Senhor ! Nada da natureza caída de Adão marcou aquele Homem Santo , e na ressurreição Ele Se revelou a Tiago ( 1 Coríntios 15:7 ). Sublime graça !
Algumas passagens adicionais concernentes à oração coletiva para o leitor desenvolver são : 1 ) Atos 4:29 – Coragem em condições hostis . 2 ) Atos 12:15 – Confiança na capacidade de Deus de responder . 3 ) Atos 16:16 – Conflito experimentado . 4 ) Romanos 15:30-32 e Filemom v . 22 – Circunstâncias superadas . 5 ) Efésios 6:18-19 – Clareza no falar . 6 ) Colossenses 4:3 – Portas abertas continuamente .
Ocasiões históricas de oração coletiva
Houve vários avivamentos espirituais significativos na história da humanidade . Há pouco mais de 160 anos , houve um mover de Deus que abalou partes deste mundo e mudou o destino eterno de milhares de almas . Na Irlanda do Norte , a tocha do avivamento foi acesa quando , em 1857 , quatro novos convertidos começaram a se reunir para orar em uma escola no condado de Antrim . Notícias de um despertar espiritual na América haviam chegado a seus ouvidos e , em um zelo recémdescoberto , eles começaram a se apegar a Deus pelas almas dos homens . O que se seguiu só pode ser atribuído a um poderoso agir de Deus , e milhares de pessoas foram convertidas a Cristo . Havia uma fórmula mágica para essas orações ? Para obter a resposta , nos voltamos para um dos avivamentos históricos mais notáveis .
Nínive , a capital do império assírio , uma superpotência da glória humana e totalmente oposta a Deus , foi alcançada com a mensagem do julgamento iminente . Em Jonas 3:8 , lemos que o rei se levantou de seu trono e incentivou o povo a " clamar fortemente a Deus ".
Literalmente , centenas de milhares de almas foram salvas . Nenhuma " fórmula de oração " prescrita foi oferecida , mas total dependência de Deus . Desejamos experimentar um avivamento em nossos dias ? Que seja com verdadeira oração !
Atitudes prejudiciais na oração coletiva
Em Mateus 6:7 , o Senhor emitiu uma advertência severa no contexto da oração coletiva : " E , orando , não useis de vãs repetições , como os gentios , que pensam que , por muito falarem , serão ouvidos ". A hipocrisia nas reuniões de oração da igreja é uma possibilidade triste . Na declaração do nosso Senhor , quase podemos imaginar uma pilha crescente de palavras vazias , clichês e retórica prolixa enchendo o ambiente enquanto a oração é feita . Não estamos lá para impressionar os outros , nem devemos usar a oportunidade para desabafar , corrigir outros santos ou pregar mini sermões . A oração não é um dom espiritual , e nunca podemos pensar que a eloquência é a referência para uma oração aceitável . Deus Se agrada da sinceridade e humildade , e um bom teste é nos perguntar se estamos " orando juntos " ou apenas " orando sozinhos com outros ".
Incentivo prático da oração coletiva
Tenho um querido amigo – agora no céu – que , já idoso e incapaz de visitar os cristãos , se dedicou a um impressionante " ministério por telefone ". Ele era conhecido por concluir cada ligação com uma oração . " Falemos com nosso Pai ", dizia ele , que mudava a conversa de duas para três vias e levava o destinatário à presença de Deus . O avô da minha esposa , que serviu como médico na segunda guerra mundial , falou afetuosamente das vezes em que se encontrou com outro cristão e , no meio da carnificina , eles oraram juntos . Que sejamos todos encorajados a orar juntos , na igreja , em casa , em público ou pelo telefone . Maridos , esposas , filhos , netos e bisnetos – orem juntos . " Pessoas que oram juntas , ficam juntas !".
9