Oração | Page 19

JESUS ORANDO contexto pessoal , " Se eu atender à iniquidade no meu coração , o Senhor não me ouvirá " ( Salmos 66:18 ). Coletivamente , os irmãos da igreja não estão adequados para liderar o povo de Deus em oração se eles não puderem ( metaforicamente ) " levantar mãos santas " ( 1 Timóteo 2:8 ).
Em segundo lugar , no cenáculo , o Senhor pegou o pão e o cálice e deu graças por eles . " Dar graças " é uma parte essencial da oração ( 1 Timóteo 2 : ​1 ), que flui de um coração repleto pela graça e bondade de Deus . Ninguém sabia melhor do que Cristo exatamente o que aqueles símbolos representavam e o sofrimento que acarretariam e , mesmo assim , Ele deu graças a Deus !
Terceiro , Ele abençoou o pão da casa em Emaús . Curiosamente , os verbos " abençoar " e " partir " são aoristos ; Ele os fez uma vez . O verbo " dar " é imperfeito , ou seja , Ele continuou dando ! Certamente não é coincidência que a forma exata desses mesmos verbos também seja usada por Lucas para descrever a alimentação milagrosa dos cinco mil ( cf . Lucas 9:16 ). Talvez esses dois discípulos tenham recebido das Suas mãos generosas naquela ocasião , assim como agora . Não é de se admirar que " se lhes abriram os olhos , e o reconheceram " ( ARA ).
Em resumo , esses três exemplos nos lembram de algo básico e prático – a necessidade de agradecer constantemente a Deus pelos alimentos que comemos . De acordo com Paulo , tudo o que foi criado por Deus tem valor e excelência intrínsecos . Como tal , nenhum alimento deve ser recusado ou jogado fora ( 1 Timóteo 4:4 ). Isso soa como um bom fundamento bíblico para comer verduras !
Um exemplo de louvor na oração ( Lucas 10:21 ) Essa efusão de louvor é uma das poucas ocasiões em que o Homem de Dores é registrado como " se alegrando ". Por que tanta exultação ? Ele está se regozijando no fato de que o supremo e único Deus do universo achou por bem Se revelar ( em Seu Filho ) a meros " bebês "! Os doze , e , na verdade , os setenta , eram homens simples , muitos dos quais vieram da Galileia . Essa revelação divina não era algo que pudesse ser percebido ou aprendido por habilidade natural ou educação . Mesmo a física quântica pertence ao reino inferior do mero intelectualismo . Consequentemente , Deus é glorificado , não os homens , e daí a alegria do Salvador na sabedoria e no propósito de Deus . Graças a Deus , cada cristão ganhou uma apreciação do Filho e do Pai ( veja o v . 22 ) – sem nenhum mérito ou realização própria ; tudo é de Deus . Certamente , devemos louvá-Lo toda vez que acessamos a linha direta da oração para o céu .
Um exemplo de oração pessoal ( Lucas 22:31-32 ) O Senhor Jesus percebeu o ataque iminente de Satanás sobre os discípulos . Sua petição específica para Simão foi : " eu roguei por ti , para que a tua fé [ permanentemente ] não desfaleça ". Cada oração do Senhor Jesus foi respondida , pois estava em perfeito acordo com a vontade de Deus . Simão cairia temporariamente , negando seu Senhor três vezes , mas sua fé não falharia permanentemente , sendo restaurada ao Senhor pessoalmente no dia da ressurreição , e publicamente perante os discípulos na Galileia ( João 21 ). Devemos ser muito gratos por Cristo continuar Seu ministério de intercessão pessoal pelo Seu povo hoje ( Hebreus 7:25 ). Ele " pode salvar perfeitamente ", isto é , em grau ( completamente ) e tempo ( eternamente ). O pensamento principal é a preservação e manutenção de cada cristão no deserto por Sua constante intercessão em nosso favor . Somente a eternidade revelará o que devemos a Ele ! O Senhor Jesus não apenas salva , mas também ama " até ao fim " ( João 13:1 ). Portanto , somos lembrados das pedras de ônix nos ombros do Sumo Sacerdote ( guardadas ao máximo ) e das pedras preciosas em seu coração ( amadas ao máximo ). Estamos seguros na força de Seu poder e na afeição de Seu coração .
Um exemplo de oração profética ( Lucas 23:46 ) As orações do Senhor Jesus registradas por Lucas no Calvário são tanto um cumprimento quanto uma citação de uma profecia do Antigo Testamento . A Escritura deve sempre informar e direcionar nossas orações . Primeiro , Ele " intercedeu pelos transgressores " ( cf . Isaías 53:12 ; Lucas 23:34 ). Em segundo lugar , Ele citou diretamente o Salmo 31:5 : " Nas tuas mãos , entrego o meu espírito " ( ARA ). Esta era a oração que toda mãe judia ensinava seu filho a dizer à noite por último , antes de dormir . Aqui , Sua obra agora concluída , o Filho eterno de Deus está entregando a Si mesmo e Sua causa nas mãos afetuosas de Seu Pai . Nas últimas horas , Ele foi entregue nas mãos de pecadores e levado por " mãos iníquas ". Não mais ! O Salmo 31:5 continua : " Tu me remiste [ libertaste ], Senhor , Deus da verdade ". O tempo perfeito descreve um fato consumado ; o Senhor Jesus está desfrutando da certeza de uma oração respondida antes de realmente receber seu cumprimento . Certamente Seu Pai O livrará da sepultura , e isso para Sua própria glória e honra ( Salmos 22:21 ; Romanos 6:4 ).
19