Oração | Page 20

ORANDO PELOS PERDIDOS

David Petterson

C omo oramos pelos perdidos ? Talvez

eu não seja o único que tem lutado com essa questão . Deus não faz as pessoas crerem no evangelho . Ele também não os impede de crer no evangelho . Ele nos criou com livrearbítrio . E Ele quer que oremos pelas pessoas perdidas . O apóstolo Paulo escreveu em 1 Timóteo 2 que devemos orar por " todos os homens " ( v . 1 ) e que Deus deseja que " todos os homens " sejam salvos ( v . 4 ). Deus quer que nossos desejos sejam iguais aos Dele . Portanto , se vamos orar pelos perdidos , pelo que devemos orar especificamente ? Descobri sete coisas a considerar em nossas orações pelos perdidos .
Ore por Convicção
Ninguém pode ser salvo sem a obra de Deus na vida individual . Nunca buscaríamos a Deus por conta própria . Nós apenas afundaríamos mais e mais no pecado e nas trevas . O Senhor Jesus disse em João 6:44 : " Ninguém pode vir a mim , se o Pai , que me enviou , o não trouxer ". Deus nos busca primeiro . Lembre-se de que quando Adão e Eva desobedeceram à ordem de Deus , eles não começaram a procurá-Lo . Na verdade , eles se esconderam , e Deus tomou a iniciativa de procurá-los : " E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe : Onde estás ?'" ( Gênesis 3:9 ). Felizmente , Deus nos procura primeiro . Aconteceu com os primeiros pecadores ( Adão e Eva ), e tem acontecido com todos os pecadores desde então .
Mas como o Pai atrai as pessoas ? Ele faz isso pela obra graciosa do Espírito Santo . O Senhor Jesus disse que o Espírito Santo convence o mundo do pecado , da justiça e do juízo vindouro ( João 16:8 ), e assim podemos orar para que o Espírito Santo convença as pessoas perdidas de sua necessidade .
Ore por Circunstâncias
No Salmo 119:67 , Davi diz : " Antes de ser afligido , andava errado ; mas agora guardo a tua palavra ". Essencialmente , Davi está admitindo aqui que uma mudança em suas circunstâncias o levou a se voltar para a Palavra de Deus e a obedecê-la . Há um princípio aqui que também pode ser visto na história do Filho Pródigo em Lucas 15 . A severa fome que surgiu em seu país trouxe uma mudança em sua vida que finalmente o levou a se arrepender e voltar para seu pai , declarando , " Pai , pequei contra o céu e perante ti " ( v . 21 ). Portanto , podemos orar para que surjam circunstâncias que levem os indivíduos perdidos a ansiar e buscar a salvação de Deus .
Ore por Conversas
O pedido de Paulo em Colossenses 4:3 é instrutivo : " orando também juntamente por nós , para que Deus nos abra a porta da palavra , a fim de falarmos do mistério de Cristo , pelo qual estou também preso ". Todos nós podemos orar para que o Senhor nos conceda oportunidades de compartilhar o evangelho com certas pessoas em nossa vida . Pode acontecer passivamente , quando alguém lhe faz
20