O Espírito Santo | Page 4

O ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO Poder e Precedente

Brody Thibodeau

Como acontece com muitos assuntos bíblicos , nossa compreensão do Espírito de Deus não pode ser preenchida apenas pelo Novo Testamento . O Novo Testamento fornece muito do nosso conhecimento do Espírito Santo , até mesmo projetando luz para nos ajudar a interpretar a Lei e a apresentação dos profetas acerca Dele , mas um fundamento é estabelecido no Antigo Testamento que serve como um padrão de Seu caráter e ações , dando precedente para o Seu papel nesta dispensação . Lidar de forma abrangente com a revelação progressiva do Espírito no Antigo Testamento é impossível em um artigo tão breve como este ; no entanto , uma concisa visão geral e uma olhada em alguns casos específicos nos ajudarão .

Inicialmente , identificamos algumas comparações e contrastes gerais entre o Antigo e o Novo Testamento . Primeiro , vemos que em ambos os Testamentos o Espírito de Deus é uma Pessoa real ( cf . Isaías 6:8-10 ; Atos 28:25-27 ). Visto que o artigo anterior provou a personalidade do Espírito , notamos que a palavra hebraica traduzida como “ Espírito ” às vezes pode significar “ vento ” ou “ sopro ”. Embora lembremos a importância do contexto na determinação do significado das palavras , isso não diminui nossa confiança na personalidade do Espírito , pois confirmamos que o Espírito Santo é indiscutivelmente um Indivíduo , de Gênesis a Malaquias . Sabendo que Seus atributos eternos permanecem inalterados , observamos Suas operações em dispensações anteriores assumindo um caráter diferente em alguns aspectos .
Em consonância com a revelação do Novo Testamento , o foco principal do Espírito Santo no Antigo Testamento era equipar os indivíduos com as habilidades e o poder necessários para realizar atos para Deus . Ele “ veio sobre ” as pessoas para capacitá-las a lutar contra os inimigos do Senhor , julgar o povo do Senhor , uni-los e dizer a palavra do Senhor . Ele estava “ em ” José e Josué para equipá-los com sabedoria para o governo ( Gênesis 41:38 ; Números 27:18 ), e Ele “ encheu ” outros para dar habilidades úteis nas construções para Deus ( Êxodo 31:3 ). Um artigo posterior nesta edição mostra como o Espírito é o próprio Inspirador da Sagrada Escritura . A principal distinção na atividade do Espírito entre os testamentos é que , em vez de habitar permanentemente as pessoas no Antigo Testamento , Ele permanecia temporariamente . As experiências de Saul e Davi nos ensinam que o Espírito de Deus deixava as pessoas depois de um tempo por diferentes razões ( 1 Samuel 16:13-14 ; Salmos 51:11 ). Isso é contrastado com Sua presença permanente em nós ( João 14:16- 17 ; Efésios 4:30 ).
Vida e Luz
Tendo em mente o princípio de contexto mencionado acima , destacamos que o Espírito em Gênesis 1 é , de fato , a Pessoa que faz parte da Trindade . Sem negar o envolvimento do Pai e do Filho na criação , somos ensinados que o próprio Espírito estava ativo no início e na geração contínua de vida depois . Da vida humana , lemos : “ O
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