O Espírito Santo | Page 3

O “ SANTO ” NO ESPÍRITO SANTO David Petterson

Nas últimas décadas , qualquer discussão sobre o Espírito Santo pode rapidamente se transformar em um debate acerca da permanência de dons espirituais específicos ou da validade das chamadas experiências espirituais . Discussões sobre manifestações genuínas do Espírito tendem a dominar a conversa enquanto muita verdade está sendo negligenciada . Existe uma necessidade em nossa geração de uma descrição clara da doutrina bíblica da Pessoa e do ministério do Espírito Santo .

Embora uma edição de uma revista dificilmente seja suficiente para cobrir um estudo tão vasto , é nossa esperança e oração que esses artigos nos ajudem a entender melhor Aquele que foi instrumental em nos dar as Sagradas Escrituras , Aquele intimamente ativo na vida e no ministério do Senhor Jesus , e Aquele que atualmente habita em cada cristão na Igreja .
Falando da Igreja , esta atual Dispensação da Igreja é frequentemente chamada de Dispensação do Espírito Santo . Sua chegada foi prometida pelo Senhor Jesus e foi narrada por Lucas em Atos capítulo 2 , o “ nascimento ” da Igreja . Não se pode deixar de notar que há muito mais referências ao Espírito Santo no Novo Testamento em comparação com o Antigo Testamento ( mais de 250 passagens do Novo Testamento fazem clara referência ao Espírito Santo ). Dado este fato , juntamente com a realidade de que o Espírito Santo habita permanentemente em nós , deveria ser nosso objetivo saber o máximo possível sobre Ele . Como O conhecemos precisa ser baseado no que as Escrituras dizem , não em afirmações sobre experiências pessoais .
Nesta edição especial , nossos colaboradores abordaram questões como : 1 ) Qual é a diferença entre a habitação do Espírito Santo e a exortação para sermos “ cheios do Espírito ”? 2 ) O que é o batismo no Espírito Santo ? 3 ) Qual é o papel do Espírito Santo na conversão ? 4 ) Como interpretamos as várias recepções do Espírito Santo no livro de Atos ? 5 ) Quais são os dons do Espírito Santo e como são distribuídos e exercidos ? 6 ) Qual será o papel do Espírito Santo nos eventos futuros ? Essas e muitas outras perguntas encontrarão respostas valiosas nas páginas a seguir .
Um fato que não devemos ignorar é que o Espírito Santo é , obviamente , Santo . E , ao permitirmos que Ele tenha o Seu curso em nossas vidas , também seremos santos . Comportamento e discurso que são santos podem não ser manchetes no reino do sensacionalismo , nem provavelmente serão objeto de um debate fascinante . Mas de todas as manifestações do Espírito Santo em nossos dias , a que mais importa é a santidade revelada no povo de Deus . Deus não exige nada menos de nós – “ Sede santos , porque Eu Sou Santo ” ( 1 Pedro 1:16 ). Não apenas uma vida santa agrada ao Senhor , mas Ele ainda usa a santidade na vida de Seu povo para atrair pecadores perdidos para Seu Filho .
3