O Espírito Santo | Page 5

O ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO
Espírito de Deus me fez [...]” ( Jó 33:4 ), e falando do reino animal , o salmista escreveu : “ Envias o teu Espírito , e são criados [...]” ( Salmos 104:30 ). Sua presença no início ( quando comparada com Salmos 33:6 e Jó 26:13 ) nos mostra Seu papel em trazer ordem e beleza a um mundo que , antes , era “ sem forma e vazio ” ( Gênesis 1:2 ).
Gênesis 1:2 diz literalmente que Ele “ moviase sobre a face das águas ”. Essa palavra original também é usada para falar do comportamento da águia , e nos lembraria do seu cuidado do ninho para garantir que as condições fossem favoráveis ​para promover a vida e o desenvolvimento de seus filhotes ( Deuteronômio 32:11 ). Imediatamente a seguir , somos apresentados à luz e recebemos um precedente para a função do Espírito em toda a Escritura – a de doador de vida e doador de luz . De acordo com as Escrituras , o Espírito de Deus é o concessor da vida eterna ( João 6:63 ), e Deus usa a luz que brilha das trevas como uma analogia para a “ iluminação do conhecimento da glória de Deus , na face de Jesus Cristo ” ( 2 Coríntios 4:6 ).
Unidade
Ao analisarmos a batalha de Gideão no livro de Juízes , podemos aplicar alguns princípios relevantes . O inimigo do dia era Midiã , que estava oprimindo o povo do Senhor com medo ( 6:2 ), destruição ( 6:4 ) e pobreza ( 6:6 ). As lições espirituais são evidentes . Midiã simboliza conflito e nos dá uma visão de como o povo do Senhor sofre quando a harmonia é interrompida pela discórdia . Observe que o método de salvação de Deus de tal tirano é um homem que , em humildade ( v . 15 ), adora no altar da paz do Senhor ( v . 24 ) e é revestido do Espírito do Senhor ( v . 34 ). Ele toca uma buzina , envia mensageiros para reunir o povo do Senhor ( vv . 34-35 ), e na batalha usa buzinas e tochas ( 7:20 ) enquanto depende de Jeová para libertação
( 7:2 ). A carta aos Efésios nos vem à mente quando pensamos em unidade ( veja Efésios 2:14 ). A epístola nos encoraja a sermos diligentes em guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz ( 4:3 ), destacando o fato de que o Espírito Santo está interessado na unidade dos cristãos . A contenda é obra da carne ( Gálatas 5:20 ); a unidade é do Espírito .
Capacitação
O desejo de Deus de habitar com Seu povo nunca diminuiu , pois Ele sempre pretendeu que eles se unissem a Ele . Para o tabernáculo , havia instruções para construir móveis com características tão complexas que seriam quase impossíveis de montar por habilidade natural . Entra em cena Bezalel , um homem cheio do Espírito de Deus ( Êxodo 35:31 ). Seu conjunto de habilidades envolvia sabedoria , entendimento e ciência transmitidos pelo Espírito para construir ( e ensinar outros a construir ) para Deus . No poder do Espírito , os materiais , que falam de Cristo , foram incorporados à estrutura que acomodava a presença de Deus . Assim é conosco hoje . O Novo Testamento ensina que há um lugar onde Deus habita na terra hoje , a Igreja , tanto de forma dispensacional quanto local ( Efésios 2:22 ; 1 Coríntios 3:16 ). Empenhar-se na edificação de Deus envolve um poder além da capacidade natural se coisas de valor devem ser construídas , como encontramos no ensino de 1 Coríntios 12:1- 11 . O Espírito equipa e capacita cada cristão para a edificação de todos , edificando assim para Deus em Sua igreja .
Não importa o que o Senhor faça em nossas vidas , ou o que Ele espera que façamos em nossas vidas , como cristãos , lembremo-nos das palavras dirigidas a um homem encarregado de edificar para Deus em tempos difíceis : “ Não por força , nem por violência , mas pelo meu Espírito , diz o Senhor dos Exércitos ” ( Zacarias 4:6 ).
5