O Espírito Santo | Page 27

O ESPÍRITO SANTO E A SANTIFICAÇÃO corresponde à obra do Espírito por nós em Romanos 8 . A justiça para a qual Deus nos chama só é possível porque “ não andamos segundo a carne , mas segundo o Espírito ” ( Romanos 8:4 ).
Nem a lei nem a carne ( as Escrituras as correlacionam intimamente ) nos justificam , e nem a lei nem a carne podem nos santificar . “ Tendo começado pelo Espírito , acabeis agora pela carne ?” ( Gálatas 3:3 ). Claro que não . A santificação só é possível através do ministério do Espírito de Deus dentro de alguém . Misericordiosamente , porém , “ Se Cristo está em vós , o corpo , na verdade , está morto por causa do pecado , mas o Espírito vive por causa da justiça ” ( Romanos 8:10 ). Nosso crescimento em santidade é possível porque nós , como cristãos , possuímos o Espírito de santidade . Este artigo começou com o lembrete de que sem o Espírito de Deus não podemos fazer nada . Mas com Ele , o alvo mais belo se torna possível – semelhança com Cristo .
Então ... Nós apenas esperamos que o Espírito nos santifique ?
Não . A santificação é muito parecida com a regeneração . Não nos salvamos , mas isso não significa que não tínhamos responsabilidade no assunto . Pela graça de Deus , obedecemos à palavra da verdade ; nós confiamos em Deus ; nós nos submetemos à obra do Espírito Santo para nos convencer e nos atrair a Cristo . Nós não nos santificamos , mas temos responsabilidades . Por exemplo , em Romanos 8:13 , devemos “ mortificar as obras do corpo ”. Mas não perca o qualificador vital no texto : fazemos isso “ pelo Espírito ”. O poder do Espírito Santo operará em um cristão obediente , que se submete à palavra e à obra do Espírito . A vitória final e a semelhança ( perfeita ) com
Cristo aguardam o retorno do Senhor , mas o Espírito concederá poder sobre o pecado e crescimento em justiça em um povo que confia e obedece .
Andar ... Encher-se ... Semear
De fato , Deus nos promete vitória em Gálatas 5:16 : “ Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne ”. A caminhada do versículo 16 está também nos versículos que se seguem , incluindo o versículo 25 com outra frase que a maioria das traduções traduz algo como “ andemos também no Espírito ”. Mas a frase é diferente do versículo 16 ; o versículo 25 enfatiza mais claramente a necessidade de seguir a direção do Espírito , para “ manter o passo com o Espírito ”. Obviamente , o Espírito nunca nos levará a satisfazer a carne perversa dentro de nós . Mas como aprendemos e sentimos Sua liderança ? Felizmente , Ele deixou Seus caminhos e desejos claros nas Escrituras , que Ele exalou . Se eu buscar , num espírito de oração , seguir a orientação de Sua Palavra , provarei crescimento , poder e vitória .
“ Enchei-vos do Espírito ” ( Efésios 5:18 ) é outro comando a obedecer . Certamente , já possuímos o máximo que podemos Dele , mas a primeira parte do texto nos dá uma chave interpretativa : “ e não vos embriagueis com vinho ”. Quando alguém está bêbado , está vivendo sob a influência do álcool ; quando alguém está cheio do Espírito , está vivendo sob Sua influência . Seus desejos santos controlam nosso comportamento . Isso não significa que rolaremos fora de controle no chão . No contexto , um indivíduo cheio do Espírito desfrutará da comunhão cristã , louvará , será grato e se submeterá a seus irmãos crentes . Este é o fruto que o Espírito produz ( amor , gozo , paz ... temperança ) –
27