O ESPÍRITO SANTO E A SANTIFICAÇÃO
Matthew Cain
Sem o Espírito de Deus , nada podemos fazer . “ Somos como navios sem vento ; como ramos sem seiva , murchamos ; como brasas sem fogo , somos inúteis ”. Para sermos regenerados , éramos totalmente dependentes do poder do Espírito Santo . E para sermos santificados , ainda dependemos completamente do poder do Espírito Santo .
Nossa incapacidade de nos santificar
“ Estou determinado a ser santo !” pode soar espiritual , mas nunca seremos capazes de cumprir isto com nossas próprias forças . “ A carne é fraca ” ( Mateus 26:41 ), o Senhor ensinou , e nossa própria experiência confirma que a pura determinação por si só não produz uma vida justa , tampouco pode vencer o poder do pecado . “ A carne para nada aproveita ” ( João 6:63 ). Não apenas lutamos com limitações físicas naturais , mas também há um princípio maligno dentro de nós – também chamado de “ carne ” em um sentido ético negativo –, o qual é irremediavelmente corrupto . Em nenhum sentido nossa carne melhorou depois de nos convertermos .
Gálatas descreve claramente a guerra que acontece dentro do cristão : “ Porque a carne cobiça contra o Espírito , e o Espírito , contra a carne ; e estes opõemse um ao outro ; para que não façais o que quereis ” ( 5:17 ). A carne quer produzir suas más obras , listadas nos versículos 19- 21 . O Espírito quer produzir o Seu fruto , listado nos versículos 22-23 . Permitamme reiterar , amados : não vencemos esta guerra com nossa força e determinação . O fruto não é “ da carne ”, mas “ do Espírito ”. É o Seu poder trabalhando dentro de nós .
Romanos capítulos 6 a 8 nos ensinam uma lição semelhante . De acordo com Romanos 6 , em Cristo Jesus morremos para o pecado e agora estamos vivos para Deus . Mas se buscarmos uma vida justa , por exemplo , através da determinação de guardar a lei , experimentaremos o desespero de Romanos 7 . Cada um de nós precisa aprender e lembrar que “ na minha carne , não habita bem algum ; e , com efeito , o querer está em mim , mas não consigo realizar o bem ” ( Romanos 7:18 ).
O Espírito faz toda a diferença
Ligada à frustração de Romanos 7 está a quase completa ausência do Espírito Santo ( Ele é mencionado apenas no versículo 6 , antecipando o próximo capítulo ). Mas uma vez que o ministério do Espírito Santo é enfatizado em Romanos 8 ( 15 vezes nos primeiros 16 versículos ), encontramos libertação e vitória . Romanos 6 a 8 foi utilmente comparado com a experiência de Lázaro em João 11 . Ele morreu e foi vivificado novamente ( Romanos 6 ), mas quando ele saiu da cova , ele ainda estava envolto em roupas de sepultura , amarrado por aquela limitação ( Romanos 7 ). “ Desligai-o e deixai-o ir ” ( João 11:44 ARA ), disse o Senhor – e essa libertação
26