O Espírito Santo | Page 28

O ESPÍRITO SANTO E A SANTIFICAÇÃO
isso é santificação pelo Espírito . E observe que o caráter deste fruto é semelhante ao de Cristo . Este é um contraste óbvio entre estar bêbado e estar cheio do Espírito – “ o primeiro nos torna como animais , o outro como Cristo ”.
Este texto também combina a responsabilidade humana com a atividade divina . “ Enchei-vos ” é uma ordem , mas , na língua original , está na voz passiva , transmitindo nossa responsabilidade de deixar que Ele nos encha , de nos rendermos a Ele e ao Seu poder . A voz passiva não significa que não temos nenhum papel ; significa que o poder de desfrutar verdadeiramente de comunhão e adoração vem Dele . Escolhemos ativamente se queremos ou não ficar bêbados , e escolhemos ativamente se queremos ou não deixar o Espírito nos controlar . Se O entristecermos com palavras críticas e atitudes amargas em relação aos santos irmãos , nos quais Ele também habita ( Efésios 4:29-30 ), restringiremos Sua liberdade dentro de nós . Da mesma forma , se resistirmos à voz do Espírito quando Ele nos fala através da pregação da Sua Palavra , nós O extinguiremos ( 1 Tessalonicenses 5:19 ), e novamente restringiremos Sua liberdade entre nós . Ser cheio do Espírito é ceder à Sua vontade . É difícil imaginar que isso seja uma realidade prática sem momentos de oração sincera . Muitas vezes abordamos a oração como um momento para dizer a Deus nossas vontades , mas quando estamos “ orando [...] no Espírito ” ( Efésios 6:18 ), aprendemos a submeter nossa vontade à Dele .
Gálatas 6 é particularmente útil para mim , pessoalmente , em unir minha responsabilidade com total dependência da obra do Espírito : “[...] Porque tudo o que o homem semear , isso também ceifará . Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção ; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna ” ( vv . 7-8 ). A força humana não produz a vida nem o crescimento ( cf . 1 Coríntios 3:6-7 ), mas é nossa escolha onde semeamos . Imagine dois campos à sua frente , e onde você planta determina qual deles produzirá . Você não faz com que a semente dê frutos , e não a faz desafiar a gravidade e brotar em várias flores . Mas você também não se senta e espera para ver onde as sementes se plantam . Você escolhe semear , escolhe onde semear e até contribui com água para garantir que a semente tenha um bom ambiente ( cf . Romanos 13:14 ) – mas “ Deus dá o crescimento ”. A fruta leva tempo para crescer , mas cresce . A santificação é gradual , mas se “ nos inclinarmos para o Espírito ” ( Romanos 8:5 ARA ), o Espírito nos tornará mais santos . A escolha é sua ; o poder é do Espírito . Você quer ser santo ? Deixe o Espírito agir em você , e Ele produzirá o belo fruto da santidade – semelhança com a Pessoa de Cristo .
28