O CONFORTO NO CENÁCULO e eleva a mente dos discípulos a um patamar ainda mais alto do que o conforto da presença de Deus . O Senhor Jesus , que afirmou : “ Eu sou [...] a verdade ” ( 14:6 ), está indo embora , e o medo deles de serem privados da verdade é real . Como um pescador como Pedro iria pregar a verdade do evangelho para mais de 3.000 almas no Pentecostes ? A resposta estava na comunicação do Espírito da verdade , que facilitaria “ obras maiores ”. Somente no Pentecostes o Espírito lideraria um avivamento espiritual onde 3.000 almas seriam salvas ( Atos 2:41 ). Alguns zombavam e acusavam os discípulos de estarem bêbados , mas Pedro aponta que o dom de línguas era uma manifestação direta do Espírito Santo e um cumprimento parcial do profeta Joel do Velho Testamento . O Espírito não apenas ensinaria a eles “ todas as coisas ” ( João 14:26 ), mas os traria à memória coisas que Cristo já os havia ensinado . Não haverá transição irregular quando o novo Professor assumir , porque João diz que Ele é o “ Espírito Santo ” ( v . 26 ), e sem pecado significa sem remendos . Viver com Cristo significa sofrimento , e no final do capítulo , com uma lição sobre a ampelografia ( o estudo das videiras ), o Senhor Jesus prometeu que Aquele que habita em Cristo ( a videira verdadeira ) e dá fruto será odiado como Cristo foi . Mas mesmo neste próximo estágio desafiador , o Consolador estará trabalhando como testemunha principal ; um conforto para todos os que se engajam no evangelho .
Convencendo e testemunhando
Às vezes nos deparamos com cristãos “ carismáticos ”, que colocam grande ênfase no Espírito e raramente mencionam Cristo . Eles são todos efervescentes , mas com pouca substância , porque a verdadeira manifestação do Espírito está faltando – o Espírito deve testificar de Cristo ( 15:26 ). Devemos tomar cuidado com qualquer evangelho cujo propósito não seja glorificar a Cristo ( 16:14 ). O Senhor Jesus ensinou-lhes que sem Ele nada poderiam fazer ( 15:5 ), e agora Ele descreve o tríplice papel do Espírito na evangelização do mundo ( 16:8-11 ).
1 . “ Reprovar ” o mundo de pecado significa “ convencer ”, de modo que , quando o evangelho é pregado , o Espírito convence o pecador de seu pecado e incredulidade . Sua culpa e condenação já estão de pé ( 3:18 ), mas o Espírito o desperta para a percepção de estar perdido e de Cristo como Sua única esperança .
2 . O Espírito convence esse mesmo pecador de sua falsa justiça , para que ele seja feito justiça de Deus em Cristo ( 2 Coríntios 5:21 ).
3 . O Espírito convence o mundo do juízo vindouro porque o príncipe deste mundo , Satanás , foi julgado na cruz e destronado por um Cristo ressurreto . O advento do Espírito Santo promete uma nova ordem quando Cristo reinará supremo , enquanto o mundo incrédulo enfrentará o julgamento eterno .
Conduzindo em “ toda a verdade ”
Quando o Senhor Jesus levantou os olhos para orar por eles ( João 17:1 ), havia muitos assuntos que eles não podiam entender até o dia de Pentecostes , mas Ele lhes assegurou que o Espírito Santo seria seu condutor pessoal sobre toda a verdade , pois “ ele vos guiará em toda a verdade ” ( 16:13 ). Eles não tinham uma Bíblia completa , nem aplicativos de celular ou dicionário do Vine , mas o Espírito explicava coisas que eles não entendiam no momento em que foram proferidas , o que também seria um adiantamento para as coisas que viriam . “ Toda verdade ” inclui toda a doutrina do Novo Testamento e o cumprimento de notáveis profecias do Antigo Testamento em relação a Israel , juntamente com o Apocalipse de João , completando o cânon . Este condutor é confiável , pois Ele não fala independentemente , mas o que ouve em uníssono com o Pai e o Filho ( v . 13 ).
Cristo revela o propósito final do Espírito – “ Ele me glorificará ” ( v . 14 ) – mas no momento , enquanto eles cantam um hino e atravessam o ribeiro de Cedrom , eles devem primeiro ir para o Gólgota . Antes que o Espírito da verdade desça , o Filho do homem deve ser levantado .
25