O Espírito Santo | Page 19

A DEIDADE E A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO
é uma força impessoal , como a gravidade , nem personificação ( um artifício literário que atribui características pessoais a uma coisa não pessoal ), mas Ele é uma Pessoa distinta . Isso pode ser visto :
1 ) No pronome “ Ele ”. A palavra traduzida como “ Espírito ” é neutra em gênero na língua grega . Seria esperado gramaticalmente que um pronome neutro fosse usado para se referir ao Espírito . No entanto , o Senhor Jesus declarou : “ Quando vier aquele Espírito da verdade , Ele vos guiará ... Ele dirá ... o que Ele tiver ouvido ... e Ele vos anunciará ... Ele me glorificará ... porque Ele há de receber ... e Ele vo-lo há de anunciar ” ( João 16:13-15 ). Com cada um dos pronomes masculinos , “ Ele ”, o Senhor Jesus fez uma escolha deliberada para enfatizar que o Espírito é uma Pessoa , não uma coisa .
2 ) Suas ações . Na declaração acima citada de João 16 , diz-se que o Espírito “ ouve ” e “ fala ”. Ele também “ intercede ” ( Romanos 8:26 ). Estas são ações de uma pessoa e não uma mera força .
3 ) Seus atributos . Costuma-se dizer que a personalidade requer inteligência , vontade e emoções . Tudo isso é verdade sobre o Espírito Santo . Sua inteligência é vista no que Ele conhece ( 1 Coríntios 2:10- 11 ) e no que Ele ensina ( 1 Coríntios 2:13 ; veja também João 16:13 ). Sua vontade é evidente nas escolhas que Ele faz , pois Ele “ reparte particularmente a cada um como quer ” ( 1 Coríntios 12:11 ; veja também Atos 15:28 ). E Suas emoções são vistas no fato de que Ele pode ser entristecido ( Efésios 4:30 ) e “ agravado ” (“ ofendido ’’) ( Hebreus 10:29 ).
4 ) Suas associações e o fato de que Ele pode ser blasfemado . Os mesmos versículos mencionados acima que estabelecem Sua deidade ligando-O à
Trindade e que afirmam que Ele é “ outro da mesma espécie ” também estabelecem que Ele é uma Pessoa tanto quanto o Pai e o Filho . Igualmente , o fato de que alguém pode mentir a Ele ( Atos 5:3 ) e blasfemar contra Ele ( Marcos 3:29 ) significa que Ele é uma Pessoa – uma Pessoa divina .
Implicações Preciosas
Abordamos apenas alguns trechos das Escrituras que estabelecem a deidade e a personalidade do Espírito Santo . E para nós , como cristãos , essas verdades sobre quem Ele é têm muitas implicações preciosas . Estas são desenvolvidas em outros artigos desta edição , mas em resumo , Ele é Um com Aquele com Quem nos relacionamos ( Romanos 8:16 ) e cujo poder e obra divinos afetam todas as atitudes , áreas e ações de nossas vidas . Que possamos viver cada dia conhecendo-O , conscientes de Sua santa e pessoal presença conosco e em nós ( João 14:17 )!
19