O ESPÍRITO SANTO NA INSPIRAÇÃO
William Skates
“ Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar , para redarguir , para corrigir , para instruir em justiça .” ( 2 Timóteo 3:16 )
Inspiração no sentido bíblico significa literalmente “ inspirado por Deus ”. Quer dizer , Deus sobrenaturalmente imprimiu Suas palavras nas mentes e corações dos homens que Ele usou para registrar as Escrituras . Paulo enfatiza isso em 1 Coríntios 2:13 , no contexto da inspiração apostólica : “ As quais também falamos , não com palavras de sabedoria humana , mas com as que o Espírito Santo ensina [...]”. Assim , entendemos que cada palavra no documento original foi inspirada por Deus . O notável é que , embora Deus seja o Autor de todas as Suas palavras , a personalidade e o estilo dos vários escritores não são obliterados ou esmagados . Pelo contrário , a maravilhosa variedade de estilo literário nas Escrituras acrescenta cor e beleza à nossa extraordinária Bíblia .
Pedro afirma que “ homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo ” ( 2 Pedro 1:21 ). Ele está se referindo aos escritores do Antigo Testamento , que não foram os autores originários do conteúdo que escreveram , mas foram escritores sob a direção do Espírito Santo . Eles simplesmente registraram a mente de Deus sobre as coisas à medida que eram “ inspirados ” ou conduzidos pelo Espírito Santo . Não foi a sua própria “ particular interpretação ” das coisas , mas foi a mente de Deus que foi dada e permanentemente escrita . Moisés foi ordenado a escrever o que havia recebido de Deus em um livro , e “ Moisés escreveu todas as palavras do Senhor ” ( Êxodo 24:4 ).
O Deus Eterno , por Seu Espírito , é o autor das Escrituras da verdade , e tão duradouro e eterno como Deus é , assim também é Sua Palavra . Todos os evangelhos sinóticos registram estas palavras do Senhor Jesus : “ O céu e a terra passarão , mas as minhas palavras não hão de passar ” ( Mateus 24:35 ; Marcos 13:31 ; Lucas 21:33 ).
Visto que o Espírito Santo é o Autor divino , as Escrituras que Ele nos deu são santas e perfeitamente de acordo com a santidade de Deus . Além disso , o efeito sobre o leitor da Sagrada Escritura será uma progressão em direção à santidade . Quão triste é , atualmente , que a leitura da Bíblia seja frequentemente negligenciada ; seu efeito santificador é perdido e a pobreza espiritual é o resultado .
As Escrituras são , de fato , uma auto revelação de Deus aos homens , e o Senhor Jesus é a expressão máxima disso ( Hebreus 1:1-2 ). Ele personificou a inspiração , pois o Pai “ não lhe dá o Espírito por medida ” ( João 3:34 ). Em João 6:63 , Ele disse : “ As palavras que eu vos disse são espírito e vida ”. Levando adiante , todas as palavras do texto original são palavras vivas provenientes do Espírito vivificante . As Escrituras têm o poder de gerar vida espiritual na alma . “ Sendo de novo gerados , não de semente corruptível , mas da incorruptível , pela palavra de Deus , viva e que permanece para sempre ” ( 1 Pedro 1:23 ).
Valorizemos sempre “ o dom de Deus sem medida ” e façamos da Palavra inspirada de Deus “ o homem do nosso conselho ” em todas as coisas .
20