A DEIDADE E A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO
Shawn St . Clair
O Espírito Santo é Deus
A deidade do Espírito Santo é estabelecida na Bíblia de várias maneiras , incluindo as seguintes :
1 ) As passagens falam dele como Deus . Por exemplo , quando Pedro confronta Ananias , ele diz : “ Por que encheu Satanás o teu coração , para que mentisses ao Espírito Santo ? [...] Não mentiste aos homens , mas a Deus ” ( Atos 5:3-4 ). Similarmente , Paulo usa o Espírito e Deus de forma intercambiável ao escrever aos coríntios : “ Não sabeis vós que sois o templo de Deus ?” ( 1 Coríntios 3:16 ), e depois : “ Não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo ?” ( 1 Coríntios 6:19 ).
2 ) Atributos que são Dele e somente de Deus . O Espírito possui o conhecimento de Deus , como Paulo afirma : “ o Espírito penetra todas as coisas , ainda as profundezas de Deus . [...] Assim também ninguém sabe as coisas de Deus , senão o Espírito de Deus ” ( 1 Coríntios 2:10-11 ). Sua onisciência também está implícita em Isaías 40:13 e em João 16:13 . O Espírito possui o poder único de Deus , fazendo as obras de convicção ( João 16:8-11 ) e regeneração ( João 3:5-8 ), as quais somente Deus pode fazer ( Mateus 19:26 ). Sua onipotência também é vista em Seu poder de dar vida ( Jó 33:4 ; Lucas 1:35 ). O Espírito também está presente em todos os lugares em que Deus está presente , como Davi reconhece : “ Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face ?” ( Salmos 139:7 ). Finalmente , o
Espírito possui eternidade – Hebreus 9:14 declara que Ele é “ o Espírito eterno ”.
3 ) Obras atribuídas a Deus que Ele faz . Convicção e regeneração já foram mencionadas , e a estas poderíamos acrescentar Suas obras de ressurreição e glorificação ( Romanos 8:11,17 ). Outra de Suas obras divinas é a inspiração : “ Toda Escritura divinamente inspirada ” ( 2 Timóteo 3:16 ), que veio por meio daqueles que “ falaram inspirados pelo Espírito Santo ” ( 2 Pedro 1:21 ).
4 ) Sua associação com o Pai e o Filho . Entre as muitas passagens da Escritura que ligam o Espírito em igualdade de condições com as outras Pessoas da Trindade estão as instruções do nosso Senhor sobre o batismo : “[...] batizando-as [ as nações ] em nome do Pai , e do Filho , e do Espírito Santo ” ( Mateus 28:19 ). Outros exemplos claros incluem 2 Coríntios 13:13 e 1 Pedro 1:2 . Os nomes do Espírito Santo também tornam esses vínculos claros , pois Ele é “ o Espírito do nosso Deus ” ( 1 Coríntios 6:11 ) e “ o Espírito de Jesus ” ( Atos 16:7 ). Sua igualdade com o Pai e o Filho também é vista quando o Senhor Jesus prometeu rogar ao Pai que enviasse “ outro Consolador ” ( João 14:16 ), usando uma palavra para “ outro ” que significa “ outro da mesma espécie ”.
O Espírito Santo é uma Pessoa
Como Sua deidade , há muitas maneiras pelas quais as Escrituras mostram a personalidade do Espírito Santo . Ele não
18