O Espírito Santo | Page 10

RECEPÇÕES DO ESPÍRITO SANTO EM ATOS

David Richards

Antes de discutirmos o assunto diante de nós , é necessário observarmos o caráter do Livro dos Atos dos Apóstolos . Se estamos procurando a doutrina do Novo Testamento , devemos olhar para as epístolas , não para Atos . Além disso , Atos abrange um período da história da Igreja que foi de natureza transicional . Houve eventos que ocorreram naquele período que nunca tiveram a intenção de serem característicos da Era da Igreja . O espaço nos impede de ver exemplos disso em Atos .

Em seguida , devemos estabelecer o que o Novo Testamento ensina sobre o assunto do recebimento do Espírito Santo . Em João 14:16-17 , o Senhor Jesus disse : “ E eu rogarei ao Pai , e ele vos dará outro Consolador [...]”, o Qual “[...] habita convosco e estará em vós ”. Aqui aprendemos que , na Dispensação da Igreja , o Espírito Santo habita permanentemente em todos os cristãos . Em Romanos 8:9 lemos : “ Mas , se alguém não tem o Espírito de Cristo , esse tal não é dele ”. Em outras palavras , nesta presente dispensação todo cristão é habitado permanentemente pelo Espírito Santo desde o momento da sua conversão .
Em seguida , veremos quatro ocasiões em que o recebimento do Espírito Santo pelos cristãos se deu posteriormente à conversão .
Após a vinda do Espírito Santo em Atos 2 , Pedro pregou o evangelho aos judeus que estavam na cidade para a festa judaica , enfatizando a culpa dos judeus em relação à crucificação de Cristo ( 2:22-23 ) e a posterior ressurreição de Cristo ( vv . 24- 36 ). Como resultado , os judeus clamaram : “ Que faremos , varões irmãos ?” ( v . 37 ). A resposta de Pedro foi : “ Arrependei-vos , e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados , e recebereis o dom do Espírito Santo ” ( v . 38 ). Pedro insistiu no batismo e no arrependimento para que eles recebessem o perdão e o dom do Espírito Santo . Isso não está de acordo com o ensino de Paulo em Romanos 3:21-26 , onde o único requisito é “ fé em Jesus Cristo ”. Em nenhum lugar nas epístolas o batismo é um requisito para a salvação e o subsequente recebimento do Espírito Santo . A pista para a insistência de Pedro no batismo é encontrada em Atos 2:39-40 . Observe principalmente a declaração : “ Salvaivos desta geração perversa ” ( v . 40 ). Ao serem batizados , esses judeus repudiavam publicamente o pecado de Israel na crucificação de Cristo . Em nenhum outro lugar do Novo Testamento o batismo é um requisito para a salvação .
A segunda exceção está em Atos 8:5- 17 . Embora esses samaritanos tivessem crido no evangelho e sido batizados , eles não receberam o Espírito Santo até que Pedro e João oraram e impuseram as mãos sobre eles ( vv . 15-17 ). Os samaritanos não eram judeus , mas afirmavam crer no Deus de Israel . Eles haviam estabelecido seu
10