O Espírito Santo | Page 9

9
obras. O Espírito de Deus estava intimamente envolvido em cada aspecto da vida e morte do Senhor. Observe Seu envolvimento em Sua:
Encarnação O Espírito e Sua Geração
Precisamos ser extremamente cuidadosos quando falamos ou escrevemos sobre a encarnação de nosso Senhor Jesus. Não há espaço para imaginação ou qualquer tentativa de explicar ou conciliar esse milagre em termos de conhecimento médico humano. Ele foi gerado pelo Espírito Santo de Deus e concebido no ventre de Maria. Era a“ semente da mulher”. Lemos que Maria concebeu em seu ventre( Lucas 2:21). Eu diria com grande reverência que o ventre de Maria não era uma mera incubadora, mas o próprio lugar onde Ele fora concebido.
O Espírito e Seu Corpo
A Deidade pode ser vista na encarnação do Senhor. Lemos em Hebreus 10 que era um corpo preparado por Deus Pai; Hebreus 2:14 nos diz que Ele( o Senhor Jesus) participou do sangue e da carne, que é a humanidade. Finalmente, em Lucas vemos a ação do Espírito de Deus em Seu ser gerado pelo Espírito e no corpo preparado.
O Espírito e um Homem Sem Culpa ou Mancha
Os teólogos têm lutado com a questão de como uma criatura caída como Maria poderia conceber um filho no qual o problema do pecado na carne estava ausente. A doutrina da imaculada concepção de Maria, conforme proposta por Roma, apenas empurra o problema uma geração antes. É muito melhor parar onde as Escrituras da verdade param:“ Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer [...]”( Lucas 1:35). O poder protetor do Espírito de Deus operou em preservá-Lo enquanto estava no útero, e assim veio“ o Santo”.
Aclamação
O Espírito de Deus não podia permitir que o maior ato de condescendência voluntária passasse despercebido. Ele providenciou o testemunho de pelo menos três indivíduos no nascimento do Senhor Jesus para descartar qualquer palpite de que esta era uma criança“ normal” vindo ao mundo. Tendo escrito essa última frase, preciso acrescentar que há uma sensação muito real de que essa foi a única pessoa“ normal” que já viveu. Ele veio sem pecado, sem falhas de personalidade, sem nada quebrado. Ele foi equilibrado e frutífero desde o momento de Sua vinda ao mundo. Ao

9