O Espírito Santo | Page 9

O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO SENHOR JESUS CRISTO
atribuiu Seu poder ao Espírito de Deus e Suas Palavras a Seu Pai . Que Servo humilde !
Propiciação
Em Hebreus 9:14 nos é dito que Cristo , “ pelo Espírito eterno , se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus ”. É difícil acrescentar algo melhor a isso do que J . N . Darby já escreveu : “ Ele Se ofereceu a Deus , mas movido pelo poder e segundo a perfeição do Espírito eterno . Todos os motivos que governaram essa ação e a realização do fato de acordo com esses motivos foram pura e perfeitamente os do Espírito Santo ; isto é , absolutamente divino em sua perfeição , mas do Espírito Santo agindo em um homem ( um homem sem pecado que , nascido e vivendo para sempre pelo poder do Espírito Santo , nunca conheceu o pecado ; que , sendo isento dele pelo nascimento , nunca permitiu que entrasse nele )”.
Toda a Deidade estava , assim , envolvida na grande obra da cruz – o Filho oferecendo a Si mesmo , o Espírito de Deus o controlador de tudo , e Deus Pai recebendo a oferta .
Ressurreição
Vindicação
Ele foi proclamado Filho de Deus em virtude de Sua ressurreição , a qual Romanos 1 atribui ao Espírito de santificação ( v . 4 ). Romanos 8:11 também atribui a ressurreição do Senhor Jesus ao Espírito de Deus . Embora o dia de Sua vindicação final ainda seja futuro , o Senhor Jesus foi vindicado para aqueles que são Seus pela Sua ressurreição .
Pentecostes
O dia de Pentecostes foi uma vindicação adicional do Senhor Jesus Cristo , como revela a pregação de Pedro naquele dia : “ De sorte que , exaltado pela destra de Deus e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo , derramou isto que vós agora vedes e ouvis ” ( Atos 2:33 ). O derramamento do Espírito de Deus foi feito pelo Senhor Jesus Cristo quando Ele , o batizador , batizou aquele grupo de pessoas naquele dia no Espírito de Deus para formar o Corpo de Cristo . Foi um Salvador vivo que enviou o Espírito de Deus de volta ao mundo ( João 16:7 ).
Proclamação A Promessa do Salvador
O ministério do Senhor Jesus no Cenáculo contém muitas verdades maravilhosas , reconfortantes e desafiadoras . Entre as coisas reveladas aos discípulos estava o fato que Ele enviaria o Espírito de Deus ao mundo para capacitá-los para o testemunho ( João 15:26-27 ). Após Sua ressurreição ( 20:22 ), Ele assoprou sobre eles e deu o Espírito de poder ( isso não é a mesma coisa que ocorreu no Pentecostes ).
O poder da pregação
Atos 1:2 nos diz que o Senhor deu mandamentos por meio do Espírito aos apóstolos . Entre eles , e bem conhecidos por nós , está o mandamento de ir por todo o mundo e pregar o evangelho . Isso foi feito em todo o livro de Atos no poder e na comunhão do Espírito de Deus .
Deveria fazer-nos inclinar nossos corações em adoração o fato de que nosso Senhor Jesus Cristo , em Sua graça condescendente , possuidor de todo o poder da deidade , escolheu viver como um Homem dependente neste mundo , fazendo tudo o que fez pelo poder do Espírito de Deus , e atribuindo todo o Seu “ sucesso ” ao Espírito e não a Si mesmo .
9