O Espírito Santo | Page 11

RECEPÇÕES DO ESPÍRITO SANTO EM ATOS próprio sistema de adoração , distinto dos judeus , incluindo seu próprio centro de adoração ( João 4:20 ). Esta reivindicação era rejeitada pelos judeus . A mulher no poço de Sicar disse : “ Os judeus não se comunicam com os samaritanos ” ( João 4:9 ). O propósito pelo qual Pedro e João ( cristãos judeus ) impuseram as mãos sobre eles para que pudessem receber o Espírito Santo era unir publicamente os crentes judeus e samaritanos .
A terceira exceção está em Atos 10 . Lá temos a conversão de Cornélio , o centurião , seus parentes e amigos próximos . Eles eram todos gentios ; Pedro foi enviado para pregar o evangelho a eles . Nos versículos 44 a 48 lemos : “ E , dizendo Pedro ainda estas palavras , caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra . E os fiéis que eram da circuncisão , todos quantos tinham vindo com Pedro , maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios . Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus . Respondeu , então , Pedro : Pode alguém , porventura , recusar a água , para que não sejam batizados estes que também receberam , como nós , o Espírito Santo ? E mandou que fossem batizados em nome do Senhor [...]”. Somente em duas ocasiões em Atos o recebimento do Espírito Santo está relacionado com o falar em línguas – aqui e no capítulo 19 . Havia um preconceito de longa data por parte dos judeus em relação aos gentios . É por isso que Pedro recebeu a visão de 10:9-16 . Quando esses gentios creram no evangelho pregado por Pedro , eles falaram em línguas , isto é , línguas estrangeiras conhecidas . Isso era evidência de que eles haviam crido no evangelho e , posteriormente , haviam recebido o Espírito Santo . Por isso , lemos : “ E mandou que fossem batizados em nome do Senhor ” ( v . 48 ).
A exceção final está no capítulo 19 . Paulo , tendo chegado a Éfeso , encontrou vários discípulos (“ uns doze ” – v . 7 ). Paulo obviamente tinha dúvidas quanto à autenticidade deles , pois , perguntou a eles : “ Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes ?” Ao que eles responderam : “[...] Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo .” ( v . 2 ). Embora a maioria das traduções concordem neste versículo , não parece plausível que eles nunca tenham ouvido falar do Espírito Santo , pois , certamente estariam familiarizados com o Antigo Testamento . A tradução de Darby parece capturar o sentido da resposta com mais precisão : “ Nem sequer ouvimos se o Espírito Santo já veio ” ( JND ). A próxima pergunta de Paulo foi : “ Em que sois batizados , então ?” ( v . 3 ). A resposta deles deixou claro que eles eram discípulos de João Batista . Possivelmente , eles haviam fugido de Jerusalém após a morte de João e não estavam familiarizados com os eventos subsequentes . Após serem esclarecidos quanto à vinda de Cristo , etc . ( v . 4 ), lemos que eles “ foram batizados em nome do Senhor Jesus ” ( v . 5 ). O versículo 6 nos informa que quando Paulo lhes impôs as mãos , “ veio sobre eles o Espírito Santo ”. A imposição de mãos é frequentemente expressiva de comunhão ( por exemplo , Atos 13:1-3 ). Ao impor suas mãos , Paulo estava ligando esses ex-discípulos de João com todos os judeus e gentios salvos .
Além dessas quatro exceções , todos os outros exemplos em Atos seguem o padrão de Efésios 1:13 : “[ Cristo ], em Quem também vós estais , depois que ouvistes a palavra da verdade , o evangelho da vossa salvação ; e , tendo nele também crido , fostes selados com o Espírito Santo da promessa ”.
11