O Céu | Page 13

RELACIONAMENTOS NO CÉU

A s Escrituras não são muito explícitas

sobre o que é o céu . Quando Paulo foi arrebatado ao terceiro céu , o que ele ouviu lá não podia ser dito . A maior parte do que “ sabemos ” sobre o céu é inferido , e isso é certamente verdade sobre a natureza dos relacionamentos lá . Vamos considerar três categorias principais de relacionamentos celestiais .
O nosso relacionamento com as Pessoas Divinas
A coisa mais maravilhosa sobre o céu é que as pessoas divinas o compartilharão conosco . As Escrituras estão repletas de referências ao profundo desejo de Deus de estar em relação conosco . O Gênesis descreve a criação do jardim paradisíaco que Deus visitava diariamente para desfrutar da comunhão com Adão e Eva . Apesar da tragédia da queda , esse quadro é desenvolvido no Apocalipse , onde Deus habita eternamente numa cidade paradisíaca com os Seus redimidos .
As representações celestiais no Apocalipse estão de acordo com a oração sacerdotal de nosso Senhor . Lá , Ele definiu de forma sublime a vida eterna : “ A vida eterna é esta : que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo , a quem enviaste ” ( João 17:3 ). Orou para que aqueles que o seu Pai lhe tinha dado do mundo “ sejam um , como nós somos um , eu neles , e tu em mim , para que eles sejam perfeitos em unidade ”, e continuou : “ Pai , aqueles que me deste , quero que , onde eu estiver , também eles estejam comigo , para que vejam a minha glória que me deste ; porque tu me hás amado antes da criação do mundo ” ( v . 22-24 ).
Todo o panorama bíblico diz respeito ao fato de Deus se mover no tempo para cumprir o seu propósito eterno de nos colocar em perfeita relação com Ele . Para esse fim , o apóstolo Paulo explicou que a nossa salvação foi para cumprir o bom prazer de Deus que , pela predestinação para a adoção , deveríamos estar em relação com Ele como filhos ( Efésios 1 ).
Na nossa relação de filhos está implícita não só a intimidade eterna como filhos de Deus , mas também a dignidade de sermos seus herdeiros com Cristo ( Romanos 8 ). Além disso , teremos a honra de sermos servos de Deus : “ Os seus servos o servirão . E verão o seu rosto , e nas suas testas estará o seu nome ” ( Apocalipse 22:3-4 ). Servir a Deus não é uma coisa humilhante e servil . Pelo contrário , Hebreus 3 explica que Moisés era digno de glória como servo na casa de Deus . De quanta mais glória serão considerados dignos aqueles que servem na Sua casa celestial !
O Espírito Santo usa muitas metáforas para descrever a nossa relação com o Senhor Jesus . Ele é o nosso Salvador , Redentor , Pastor e Grande Sumo Sacerdote . Que bom que o nosso Senhor não se envergonha de nos chamar irmãos ( Hebreus 2:11 ). Quando formos finalmente conformados à Sua imagem , então Ele será manifestamente o primogénito entre muitos irmãos ( Romanos 8,29 ). No entanto , no momento do arrebatamento , Cristo , a nossa Cabeça , que Se entregou por nós , virá reclamar o Seu Corpo-Noiva e , por toda a eternidade , seremos “ a plenitude daquele que cumpre tudo em todos ” ( Efésios 1:23 ).
O nosso relacionamento com os anjos e outros seres criados
Hebreus 2 amplifica a verdade do Salmo 8 , segundo a qual Deus sempre pretendeu
13