O Céu | Page 14

RELACIONAMENTOS NO CÉU
que a humanidade estivesse acima de todas as obras das Suas mãos . Deus inverteu temporariamente o Seu plano final e tornou Adão mais baixo do que os anjos . Foi neste estado de humildade que Cristo se encarnou . No entanto , após a Sua ressurreição e ascensão , foi exaltado à posição para a qual estava destinado - “ muito acima de todo o principado , e poder , e potestade , e domínio , e de todo o nome que se nomeia , não só neste mundo , mas também no vindouro ” ( Efésios 1:21 ).
De acordo com o ensino do Senhor Jesus de que no “ novo mundo ” aqueles que O seguissem se assentariam em doze tronos julgando as doze tribos de Israel ( Mateus 19:28 ), Paulo lembrou aos coríntios que na futura ordem de Deus eles teriam a honra de administrar os anjos e o resto do mundo . Portanto , não era apropriado levar os seus assuntos uns contra os outros a um tribunal humano .
O nosso relacionamento com os outros cristãos
Nossos relacionamentos uns com os outros no céu não serão os mesmos que na Terra . Desafiado pelo cenário pouco plausível de uma mulher casada consecutivamente com sete irmãos , o Senhor não rejeitou a noção de quaisquer relações no Céu , mas afirmou antes que não seriam as mesmas que aqui na Terra . Muitas das figuras do Novo Testamento implicam comunidade e relacionamento - membros mútuos do corpo , ovelhas no rebanho , filhos na família - e parece improvável que o Espírito Santo usasse tais metáforas se elas fossem imediatamente redundantes após a conclusão da nossa salvação .
Paulo falou do fato de , doravante , não conhecer ninguém segundo a carne ( 2 Coríntios 5:16 ). Embora continuasse a ser um humano caído , tinha agora uma forma inteiramente nova de se relacionar com as pessoas ( incluindo Cristo ) pelo Espírito . Por fim , todos os nossos relacionamentos serão transformados , pois a maneira como nos consideramos uns aos outros será elevada acima dos modos temporais e pecaminosos da Terra .
“ Nem todos dormiremos , mas todos seremos transformados , num momento , num abrir e fechar de olhos , ante a última trombeta ... seremos transformados ” ( 1 Coríntios 15:51- 52 ). As relações que estão atualmente tensas devido à nossa pecaminosidade serão gloriosamente sustentadas por um Espírito não entristecido e pela nossa ambição singular de glorificar a Deus . Rivalidade e ambição egoísta , expectativas não cumpridas e promessas quebradas , palavras descuidadas ( e aquelas calculadas para ferir ), mal-entendidos , motivos mal julgados , ansiedade , medo , culpa e vergonha - tudo isso desaparecerá para sempre num momento glorioso !
Assim , com uma perspectiva tão alterada , cada um de nós estará de bom grado de acordo com a avaliação do nosso Senhor no Tribunal , onde cada palavra e ação serão avaliadas . Ele trará à luz a história completa - cada fator contributivo , com cada motivo e circunstância atenuante ( 1 Coríntios 4:5 ). Com a nossa redenção completa , cada situação examinada e cada ferida curada , sairemos do Tribunal em perfeita harmonia .
Não haverá nada para dividir . Mesmo agora , no reino espiritual , não há diferenças étnicas , sociais ou de género , mas Cristo é tudo e está em todos ( Colossenses 3:11 ). Isso será perfeito e permanente quando finalmente chegarmos ao céu .
Porque é que isto é importante ? Antecipando a realização certa do futuro propósito de Deus , Pedro diz : “ Havendo , pois , de perecer todas as coisas , que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade ” ( 2 Pedro 3:11 ).
Que daqui em diante vivamos à luz do que seremos naquele dia !
14