CONHECEREMOS UNS AOS OUTROS NO CÉU ?
A s Escrituras não respondem
diretamente a esta pergunta , mas nos dão várias razões para estarmos confiantes de que nos conheceremos uns aos outros no Céu . As aparições do Senhor ressuscitado são uma pista significativa . Com exceção das ocasiões em que a Sua pessoa foi miraculosamente escondida ( por exemplo , no caminho de Emaús , em Lucas 24:16 ), as pessoas reconheceram claramente o Senhor ressuscitado . Os nossos corpos de ressurreição serão como o Seu corpo de ressurreição , pelo que é de esperar que a nossa identidade seja tão clara como foi a do Senhor .
Outro acontecimento relacionado com esta questão é o Monte da Transfiguração ( Mateus 17 ; Marcos 9 ; Lucas 9 ). Apareceram com o Senhor Moisés e Elias . Apesar do fato de estes dois homens terem vivido aproximadamente 1.500 ( Moisés ) e 900 ( Elias ) anos antes deste acontecimento , as palavras de Pedro mostram que ele sabia quem eram os dois homens . Não há nada na passagem que indique que o Senhor disse aos discípulos quem eram Moisés e Elias , indicando assim que , de alguma forma , a sua identidade pessoal emanava deles . Juntamente com o fato de esta experiência ser uma prefiguração da glória do Reino ( cf . Mateus 16:28 ; 2 Pedro 1:16-18 ), esta é mais uma indicação de que conheceremos pessoas na glória .
As palavras do apóstolo Paulo noutros lugares do Novo Testamento indicam um reencontro com os santos que conheceu na terra , o que não seria particularmente notável se não fosse o fato de nos conhecermos uns aos outros no Céu . Em 2 Coríntios 4:14 , por exemplo , ele diz : “ Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus e nos apresentará convosco .” Novamente , quando a igreja tessalonicense estava preocupada que os entes queridos , que haviam morrido em Cristo , perderiam o reino , Paulo os encoraja dizendo : “ Nós , os que ficarmos vivos , seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens , a encontrar o Senhor nos ares ” ( 1 Tessalonicenses 4:17 ). No contexto , parte do encorajamento é que eles passarão por isso juntos , o que é particularmente significativo se ainda nos conhecermos uns aos outros .
Há outras Escrituras , semelhantes às anteriores , que apoiam ainda mais o argumento . O fato de que seremos aperfeiçoados como Cristo na Sua impecabilidade ( Romanos 8:29 ; Filipenses 3:21 ) é uma razão adicional para estarmos confiantes de que nos conheceremos uns aos outros depois da morte . Possuindo mentes e corpos livres da influência corruptora do pecado , certamente não seremos menos inteligentes do que somos agora .
A perspectiva de nos reunirmos com entes queridos que partiram , bem como de encontrarmos cristãos do passado pela primeira vez , é emocionante . Mas o que nos entusiasma e cativa muito mais é ver o Senhor Jesus Cristo , que morreu pelos nossos pecados e foi à frente para preparar um lugar para nós . “ Dos ídolos vos convertestes a Deus , para servir ao Deus vivo e verdadeiro e esperar dos céus a seu Filho , a quem ressuscitou dos mortos , a saber , Jesus , que nos livra da ira futura ” ( 1 Tessalonicenses 1:9-10 ).
12