O Céu | Page 11

AVALIAÇÃO nossos pecados não serão levados em conta no Tribunal de Cristo , essa ainda será uma ocasião séria . Nossa vida , nosso serviço , nossas ações e o que fizemos em nosso corpo serão levados em conta e serão analisados pessoalmente naquele dia .
Nossas atitudes
Na Epístola aos Romanos ( 14:1-13 ), aprendemos sobre problemas interpessoais entre os cristãos . Havia alguns que tinham consciência de que comiam certos alimentos e outros para os quais isso não era um problema . Esse fato gerou problemas interpessoais e fez com que os cristãos desprezassem uns aos outros . Paulo corrigiu isso lembrando-os de que eles estarão no Tribunal de Cristo e terão de prestar contas da atitude que tiveram em relação aos outros cristãos . “ Por que julgas teu irmão ?” ( v . 10 ).
Nossas atividades
Como cristãos , todos nós somos construtores , edificando nas igrejas locais em que temos comunhão ( 1 Coríntios 3:10-15 ). Nesse contexto , fica claro que aqueles que têm um ministério de ensino entre os santos são os principais visados . Paulo havia estabelecido um alicerce em Corinto ; ele fez isso pregando o evangelho . Sobre esse alicerce doutrinário , outros que faziam parte da igreja estavam construindo . Aprendemos sobre uma variedade de coisas que podem ser edificadas : ouro , prata , pedras preciosas ou madeira , feno e palha . Há uma diferença entre esses materiais quanto ao custo , ao caráter , à construção e também à combustibilidade . O que é valioso e caro resistirá à majestade do olhar de Cristo e será recompensado por Ele . Precisamos desafiar nosso coração : O que estamos construindo na igreja de Deus ? Ele resistirá ao teste daquele dia vindouro ou será consumido ?
Nossos objetivos
O objetivo de todo o nosso serviço é agradar ao Senhor Jesus . Naquele dia , todo cristão terá “ de Deus o louvor ” ( 1 Coríntios 4:5 ). Todos nós consideramos um privilégio estarmos ligados a Cristo , e sentimos nossas fraquezas e deficiências ; parece que fazemos muito pouco . Nossas obras ( visíveis ou não ), nossos pequenos gestos particulares ou nossa atividade no serviço público serão levados em conta . Cristo avaliará cada aspecto no dia de glória que virá .
Nossa responsabilidade
Um dos motivos pelos quais o Tribunal de Cristo será uma ocasião solene e de investigação é que prestaremos contas verbalmente ao Senhor Jesus . Os pastores farão isso ; o escritor de Hebreus nos lembra do dia em que os que cuidam e trabalham no rebanho prestarão contas ( Hebreus 13:17 ). A palavra usada nessa passagem é uma prestação de contas que alguém dá por palavra . Juntamente com os pastores , prestaremos contas de nossa administração e do que fizemos por Ele ( Romanos 14:12 ).
Nossa aceitabilidade
Seremos aceitáveis ao Senhor Jesus ( 2 Coríntios 5:9,10 ). No que diz respeito às obras que foram feitas em nosso corpo , seremos aceitáveis ou agradáveis a Ele . Ele terá prazer em nós e em nosso serviço . Sua avaliação será conhecida por nós , e seu resultado , em termos de recompensa , será conhecido por todos .
O escopo da ocasião
Estaremos diante do Senhor Jesus como indivíduos . Isso fica claro nos capítulos mencionados acima . Embora a ênfase em relação ao Tribunal de Cristo seja muito diferente em Romanos 14 , 1 Coríntios 3 , 1 Coríntios 4 e 2 Coríntios 5 , um tema consistente é observado : “ cada ” ou “ todos ” é mencionado em todos esses capítulos . Ao contrário do que alguns pensam , não será como grupos ou empresas que estaremos diante de Cristo , mas como indivíduos . O escopo desta ocasião , embora trate de indivíduos , terá impacto em meu lugar na glória vindoura do reino do Senhor Jesus . Minha fidelidade no presente determinará meu lugar na era vindoura , quando Ele estará no trono ( 2 Pedro 1:11 ).
Nós O veremos e estaremos diante Dele , e prestaremos contas pessoalmente a Ele . Isso é muito desafiador e deve servir como um impulso em nossa vida para que vivamos para a Sua glória , sirvamos a Ele e demos o melhor de nós mesmos em Suas coisas .
11