Liderança na igreja | Page 26

DIÁCONOS

Mark Sweetnam

Quando se trata da exposição das Escrituras , há alguns assuntos sobre os quais um autor pode embarcar com a certeza de que , embora nem todos concordem com ele , a esmagadora preponderância de seus leitores concordará . Depois , há outros assuntos sobre os quais ele se aventura a publicar sabendo que quase todo mundo discordará de parte – senão de tudo – do que ele escreveu . O assunto dos diáconos se enquadra firmemente na segunda categoria . Os dados das escrituras são tão relativamente escassos e as camadas de tradição são tão espessas que , se você perguntasse a três pessoas o que elas pensam sobre diáconos , poderia muito bem obter quatro respostas diferentes .

Sendo assim , cabe a nós abordar esse assunto com bastante cuidado e o mínimo de dogmatismo , falar onde as Escrituras falam e extrapolar o mínimo possível . Com esse objetivo em vista , examinaremos as referências bíblicas aos diáconos para ver que tipo de imagem elas nos dão desse papel e dos indivíduos que o desempenham .
Essa abordagem , no entanto , é complicada pelo fato de que a palavra grega diáconos pode abranger uma ampla gama de significados . No uso secular , ela pode se referir ao serviço em uma série de esferas diferentes , embora sempre inclua a ideia de serviço realizado por incumbência e com a autoridade de um superior . Assim , no Novo Testamento , a palavra às vezes é usada para designar os empregados domésticos , sem que nenhum contexto espiritual esteja implícito . Em João 2 , por exemplo , ela é usada em relação aos servos na festa de casamento em Caná ( vs . 5 e 9 ), e em Mateus 22:13 , em relação aos servos do rei , que são ordenados a expulsar o convidado indigno . Diakonia , ou ministério , é usado para os “ muitos serviços ” de Marta em Lucas 10:40 .
Mais frequentemente , porém , o Novo Testamento usa a palavra diácono para designar aqueles que servem em um sentido espiritual . Em Romanos 13:4 , a linguagem de diácono é usada para governantes seculares : “ A autoridade ... é ministro de Deus para teu bem ” ( Romanos 13:4 ). É usada para todo cristão para descrever nosso serviço a Cristo e uns aos outros ( João 12:26 ; Mateus 23:11- 12 ; Marcos 9:35 ). É usada por Cristo , Paulo , Timóteo , Epafrodito , a família de Estéfano , Arquipo e João Marcos ( ver , entre outros , Marcos 10:45 ; Lucas 22:27 ; Atos 12:25 ; 20:24 ; 21:19 ; Romanos 11:13 ; 15:8 ; 1 Coríntios 16:15 ; Gálatas 2:17 ; Colossenses 4:17 ; 2 Timóteo 4:5,11 ). A palavra diakonia ( ministério ) é usada para o serviço dos apóstolos ( ver Atos 1:17 , 25 ; 20:24 ; Romanos 11:13 ) e para o trabalho missionário de Paulo e Barnabé ( Atos 12:25 ). É usada para o evangelho em 2 Coríntios 3 e 4 e para o trabalho de suprir as necessidades materiais dos santos ( Atos 6:1 ; 11:29 ; Romanos 15:31 ; 2 Coríntios 8:4 ; 9:1 , 12 e 13 ). Todos esses usos têm em vista um empreendimento ou uma tarefa particular e específica – a responsabilidade especial de Paulo de ministrar o evangelho , por exemplo , ou o trabalho envolvido em levar a oferta para os santos a Jerusalém . Em cada contexto , há o conceito , não apenas de uma tarefa específica , mas de indivíduos específicos que foram comissionados para realizar essa tarefa . Em cada um desses contextos , “ ministério ” é um termo carregado com um senso de dignidade e responsabilidade . E , embora a administração de recursos financeiros esteja envolvida em algumas dessas passagens , não é de forma alguma o caso de que todas , ou mesmo a maioria , estejam preocupadas com o manuseio de coisas materiais .
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