Liderança na igreja | Page 25

LIDERANÇA TRANSICIONAL ativa ou consultiva ). Nessa situação , ele deve renunciar voluntariamente . Por exemplo , se um presbítero cair no uso de pornografia , ele não é mais um homem de uma só mulher ( 1 Timóteo 3:2 ) e deve renunciar o presbitério . Da mesma forma , se um ancião desenvolver problemas de raiva , ele deve se afastar , pois não tem mais “ sobriedade ” ( v . 2 ).
Infelizmente , há ocasiões em que um ancião deveria se afastar , mas ele se recusa . As Escrituras dizem : “ Não aceites acusação contra o presbítero , senão com duas ou três testemunhas ” ( 1 Timóteo 5:19 ). Portanto , em vez de conversar com ele em particular ( primeiro passo de Mateus 18:15-17 ), as testemunhas devem estar presentes sempre que uma acusação for apresentada contra um presbítero . Se a seguinte declaração , “ Aos que pecarem , repreende-os na presença de todos , para que também os outros tenham temor ” ( 1 Timóteo 5:20 ), se refere aos presbíteros que continuam em seu erro apesar de terem sido confrontados , a igreja , liderada

... que possamos buscar graça e coragem para lidar com a situação de acordo com as Escrituras . por outros líderes , deve então repreendêlos publicamente . Isso ocorreria antes da disciplina da igreja , o terceiro passo de Mateus 18:15-17 .

O apóstolo João disse que Diótrefes , que “ procura ter entre eles o primado ”, estava se recusando a receber os apóstolos e irmãos ( 3 João vs . 9-10 ) e acusando falsamente os apóstolos . Com esse caso , aprendemos que se deve buscar uma solução :
No momento certo : Em vez de se precipitar quando as emoções estavam à flor da pele , João esperaria e oraria . Se ainda não estivesse resolvido , ele o confrontaria pessoalmente (“ se eu for ...”), não por carta .
Pela pessoa certa : Como a parte ofendida , de acordo com Mateus 18:15 , João o confrontaria pessoalmente .
Da maneira certa : João “ lembraria ” quais eram os pecados de Diótrefes à luz da doutrina dos apóstolos . Da mesma forma , hoje , os irmãos espirituais devem trazer à mente de um ancião pecador a doutrina dos apóstolos ( Juízes 3 ) encontrada em nosso Novo Testamento .
Se o ancião ainda se recusar a se arrepender , ele deve ser removido de sua função e talvez excomungado por não querer enfrentar o pecado ( Mateus 18:15- 20 ) e por dividir a igreja ( Tito 3:10-11 ). Um caso como esse não deve ser apressado , mas quando ocorrer uma desqualificação identificável , que possamos buscar graça e coragem para lidar com a situação de acordo com as Escrituras .
25