Liderança na igreja | Page 24

LIDERANÇA TRANSICIONAL

Que Deus conceda aos presbíteros de hoje a admirável graça do rei Davi para que percebam suas limitações e passem o bastão com graça e sabedoria .

( Números 8:25 ). No entanto , Ele também disse : “ Porém com os seus irmãos servirão na tenda da congregação , para terem cuidado da guarda ; mas o ministério não exercerão ” ( v . 26 ). Seu cuidado com o povo de Deus nunca mudou , mas tão somente a forma como eles o expressavam .
Assim , o coração de um pastor permanece constante , mas seu cuidado com o rebanho é demonstrado primeiro por meio do aprendizado do cuidado com as ovelhas , depois pela realização do trabalho e , por fim , pelo desenvolvimento de outros pastores . Assim , o apóstolo Pedro escreveu : “ Aos presbíteros , que estão entre vós , admoesto eu , que sou também presbítero com eles ” ( 1 Pedro 5:1 ). Ele ainda era um ancião ( em Jerusalém ), mas agora escreve para desenvolver futuros líderes .
O caso da decisão individual
Por motivos físicos , mentais ou emocionais , um líder da igreja pode não ser mais capaz de “ cuidar da igreja de Deus ” ( 1 Timóteo 3:5 ). Honrosamente , ele pode se afastar , pois o futuro do testemunho de Deus é mais importante do que seu próprio senso de utilidade .
Com o envelhecimento de Davi , o carnal Adonias conspirou para assumir a liderança de Israel . Felizmente , Davi ouviu o apelo de Bate-Seba de que era hora de fazer uma transição de liderança ( 1 Reis 1:15- 21 ). O profeta Natã incentivou o mesmo . Assim , Davi mandou ungir Salomão ( v . 35 ) para que eles pudessem compartilhar a liderança por dois anos antes da morte de Davi . Que Deus conceda aos presbíteros de hoje a admirável graça do rei Davi para que percebam suas limitações e passem o bastão com graça e sabedoria .
O caso da desqualificação identificável
As Escrituras também apresentam casos de falhas de pastores . Isaías falou sobre “ pastores que não compreendem ” ( 56:11 ), Jeremias falou sobre “ pastores [ que ] se embruteceram , e não buscaram ao Senhor ” ( 10:21 ), Zacarias identificou “ pastores [ que ] não têm piedade ” ( 11:5 ) e Judas descreveu pastores “ apascentandose a si mesmos sem temor ” ( v . 12 ). Assim , Paulo advertiu os anciãos de Éfeso : “ Olhai , pois , por vós ” ( Atos 20:28 ), porque todo presbítero é capaz de falhar pessoalmente e causar problemas na igreja .
É claro que o caso de um ancião que promove um erro doutrinário ( 1 Timóteo 1:19-20 ) ou comete pecado moral ( 1 Coríntios 5:1-13 ) resulta em excomunhão , que simultaneamente o remove da liderança . O caso menos claro é quando um ancião não atende mais aos requisitos ou não faz mais o trabalho ( em uma atuação
24