Liderança na igreja | Page 20

LIDERANÇA RECONHECIDA
muito alta . O que não é tão óbvio é o que significa “ duplicada honra ”. A linguagem sugere uma alta valorização espiritual , mas a assistência financeira também é encontrada no contexto do capítulo . Isso possivelmente significa que o valor espiritual e material do presbítero deve ser considerado quando necessário . No afluente mundo ocidental , isso parece ser uma necessidade rara , mas em alguns lugares pode ser exigido que o líder dedique tempo e energia ao pastoreio do rebanho que , de outra forma , ele gastaria em um emprego secular .
Confiai neles ( 1 Timóteo 5:19 )
No versículo 17 desse capítulo , faz-se menção ao ancião que “ governa bem ”. Isso parece implicar que pode haver anciãos que não governam bem . E agora , no versículo 19 , a possibilidade de um presbítero pecador é trazida à nossa frente novamente . Embora não seja nossa intenção dar atenção indevida a essa possível falha , a possibilidade existe e deve ser reconhecida . É igualmente possível que uma acusação falsa seja feita contra um líder , e essa passagem trata disso e da preservação da reputação e da estima do ancião . O princípio do Antigo Testamento é levado para o Novo : Que seja pela boca de “ duas ou três testemunhas ” que uma acusação seja feita contra um ancião na igreja .
Lembrai deles ( Hebreus 13:7 )
“ Lembrai-vos deles ” é uma terna exortação a esses cristãos atribulados para que pensem naqueles que seguiram adiante , que governaram bem , que deixaram um exemplo , que perseveraram até o fim , “ a fé dos quais imitai ”. É muito valioso “ lembrar ” daqueles que nos influenciaram com a Palavra de Deus , que guiaram a igreja em um dia passado e que foram fiéis até o fim . Não lamentemos as circunstâncias atuais em que nos encontramos sem eles , mas , em vez disso , vivamos como eles viveram , sirvamos ao Senhor como eles serviram e apreciemos em nossos atuais líderes o mesmo caráter que vimos naqueles que já terminaram sua carreira .
Obedecei e submetei-vos a eles ( Hebreus 13:17 )
Ao considerarmos a exortação desse versículo , gostaríamos de chamar sua atenção novamente para Tito 1:7 . Lá vemos que os guias da igreja local são “ mordomos da casa de Deus , não soberbos ”. Os guias da igreja não o fazem por interesse próprio , mas como administradores daquilo que pertence a Deus , e é louvável e bíblico que haja um espírito cooperativo por parte daqueles que compõem a igreja . Embora a obediência e a submissão não sejam comportamentos que se encaixem bem em nossa natureza , podemos ser lembrados de que ceder à supervisão da igreja é um reconhecimento da ordem de Deus .
Saudai-os ( Hebreus 13:24 )
O autor da epístola aos Hebreus envia uma saudação final aos presbíteros mencionados nesse capítulo . O autor deste artigo aproveita essa oportunidade de encerramento para incentivar todos a saudar , incentivar , apreciar , reconhecer , estimar , honrar , confiar e obedecer com amor os líderes que você conhece . Eles alimentam o rebanho de Deus , zelam por suas almas , trabalham entre vocês e guiam o povo de Deus , mantendo a ordem até que o Senhor volte .

... é louvável e bíblico que haja um espírito cooperativo por parte daqueles que compõem a igreja .

20