Liderança na igreja | Page 19

LIDERANÇA RECONHECIDA na escola de Deus , treinando para assumir esse papel muito sério de liderança na igreja local . O sucesso na preparação leva à qualificação para esse importante trabalho . Essa é a segunda coisa que pode ser reconhecida : o fato de o líder ser preparado por Deus para esse trabalho .
Outro reconhecimento importante é que o líder está servindo “ como mordomo da casa de Deus , não soberbo ” ( Tito 1:7 ). A realidade é que toda autoridade conferida a um agente humano , seja no governo nacional ou cívico , no lar ou na igreja , é , em última análise , a autoridade suprema de Deus sendo expressa por meio de outra pessoa . O cuidado com a igreja de Deus foi confiado por Deus àqueles que Ele levantou para esse serviço , e esse governo é realizado com muita sobriedade , pois o presbítero está continuamente ciente de que “ deve prestar contas ” ( Hebreus 13:17 ) a Deus . Mais uma vez , Deus confia a autoridade e pede contas àqueles a quem a autoridade foi confiada . Ao considerar isso , reconheça o grande fardo carregado por cada um que Deus levantou para supervisionar Seu povo .
Depois de apresentar brevemente os princípios gerais relativos ao reconhecimento da liderança da igreja , vamos agora passar para comportamentos específicos que podem ser demonstrados para reconhecer aqueles que Deus colocou em uma posição de liderança .

Deus confia a autoridade e pede contas àqueles a quem a autoridade foi confiada .

Reconhecei-os ( 1 Tessalonicenses 5:12 )
Ao ler essa passagem , fica claro que aqueles que lideram a igreja (“ presidem sobre vós ”) estão fazendo um trabalho para o Senhor . Eles trabalham entre a congregação nos assuntos de Deus , e os cristãos os reconhecerão , aceitarão , apreciarão e valorizarão . Eles “ conhecerão ” aqueles que os lideram . Essa mesma palavra é usada com frequência em João 10 , descrevendo o relacionamento entre as ovelhas e o verdadeiro Pastor . Observe os versículos 4 e 5 desse grande capítulo : “ E as ovelhas o seguem , porque conhecem a sua voz . Mas de modo nenhum seguirão o estranho , antes fugirão dele , porque não conhecem a voz dos estranhos .”
Estimai-os ( 1 Tessalonicenses 5:13 )
Os cristãos da igreja local não apenas conhecerão ( ou reconhecerão ) os líderes , mas também os “ estimarão ”. Eles os “ terão em grande estima ” e , mais ainda , “ em amor ”. Os comentaristas estão divididos sobre se o “ grande ” está ligado à “ estima ” ou ao “ amor ” nessa passagem , mas não podemos facilmente entender que a passagem nos induz a ter o presbítero em alta consideração ? Não é por causa de conexões pessoais ou alguma outra preferência , mas por causa do trabalho em que eles estão engajados ao pastorear o rebanho de Deus . Deveria ser óbvio que esse versículo elimina qualquer tipo de indignidade ou insulto contra os anciãos , ou rebelião contra eles .
Honrai-os ( 1 Timóteo 5:17 )
Os presbíteros que lideram bem a igreja são considerados merecedores de “ duplicada honra ”. Honrar é estimar um valor verdadeiro , e a palavra original é frequentemente traduzida como “ preço ”. Uma palavra semelhante é usada para o Senhor Jesus em 1 Pedro 2:7 : “ E assim para vós , os que credes , [ a Pedra ] é preciosa ”. Novamente , é óbvio , pelo contexto , que o líder que “ governa bem ” recebe uma avaliação
19