Liderança na igreja | Page 21

LIDERANÇA RESPONSÁVEL

Donald Armstrong

Com base em outros artigos desta edição , fica claro o grande fardo que recai sobre aqueles que têm responsabilidade como líderes em uma igreja de Deus . Devemos orar continuamente por eles para que sejam capazes de cumprir o papel de pastorear o rebanho para o bem da igreja .

O ancião , às vezes chamado de presbítero ou pastor nas Escrituras , não será alguém que tenha buscado uma posição de destaque ou domínio na igreja . Ele não verá o papel como se estivesse no topo de uma escada hierárquica de status ou realização , considerando os demais membros da igreja como cristãos inferiores . As Escrituras proíbem especificamente isso : “ Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus ” ( 1 Pedro 5:3 ). Vale a pena observar que , para que uma pessoa assuma a função , conforme descrito acima , ela não será capaz de cumpri-la completamente , mas , mesmo assim , será responsabilizada por isso . O mesmo padrão de avaliação será aplicado a todos , independentemente do grau de aptidão para o serviço .
Em vez disso , o líder espiritual será um irmão que aborda a tarefa com toda a seriedade , sabendo que será responsabilizado pela forma como exerce esse papel . Em Hebreus , os cristãos são exortados a não apenas se lembrarem dos líderes que já estão na glória , os quais anteriormente os ensinaram e viveram como exemplos de fé ao ponto de que eles deveriam imitá-los ( Hebreus 13:7 ), mas também de obedecerem aos que atualmente os governam . Uma das razões para isso é que “ eles velam por vossas almas , como aqueles que hão de dar conta delas ” ( 13:17 ). Algumas perguntas surgem , então , em relação à responsabilidade do presbítero . A quem ele deve prestar contas ? Para quem ele deve prestar contas ? Pelo que ele deve prestar contas ?
A quem ele deve prestar contas ?
O ancião bíblico reconhecerá que a igreja não é dele , mas de Deus , e que todas as Pessoas da Trindade estão envolvidas e interessadas nela ; portanto , ele exerce a supervisão consciente de que deve prestar contas dessa função .
Primeiro , a igreja é “ o rebanho de Deus ” ( 1 Pedro 5:2 ). Às vezes , quando , de forma coloquial , nos referimos à “ nossa ” ou “ sua ” igreja , devemos deixar claro que não é em um sentido possessivo , e sim mais por meio de identificação pessoal com uma determinada igreja local . A igreja é de Deus e ela é uma herança e um encargo atribuídos aos presbíteros para supervisionar e pastorear .
Em segundo lugar , o ancião entenderá que seu papel lhe foi dado pelo Espírito Santo . Quando Paulo se reuniu com os presbíteros da igreja em Éfeso , ele os lembrou de que deveriam ter cuidado ou estar atentos a si mesmos e ao rebanho , “ sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos ” ( Atos 20:28 ). A mesma administração do Espírito Santo que faz de um homem um presbítero o capacita para esse serviço .
Terceiro , Pedro escreve sobre o Sumo Pastor , que , quando aparecer , avaliará e recompensará com uma coroa de glória os anciãos do rebanho ( 1 Pedro 5:4 ). Portanto , os anciãos são designados pelo Espírito Santo de Deus para cuidar do rebanho de Deus e são responsáveis como subpastores perante o próprio Senhor . Essa revisão ocorrerá no tribunal de Cristo após o Arrebatamento da Igreja .
21