Liderança na igreja | Page 18

LIDERANÇA RECONHECIDA

David Hanley

Ao ler os artigos anteriores , foi-lhe mostrada muita verdade a respeito das qualificações , responsabilidades e caráter de um líder na igreja local . Sem dúvida , muitos de vocês reconheceram essas características nos presbíteros da igreja da qual fazem parte e são gratos a Deus por terem esses homens que cuidam de vocês , os instruem e os guiam . Esperamos que você tenha conseguido evitar a armadilha de usar esses artigos para encontrar falhas nos anciãos que você conhece .

Este artigo , entretanto , voltará o foco para aqueles que não são presbíteros e mostrará , com base nas Escrituras , que há uma maneira aceitável de a igreja reconhecer sua liderança . Os três capítulos que tratam desse assunto são 1 Tessalonicenses 5 , 1 Timóteo 5 e Hebreus 13 . Nós o incentivamos a ler cada uma dessas passagens em espírito de oração , com a intenção de descobrir por que o Espírito Santo inspirou o ( s ) escritor ( es ) a descrever tão claramente o reconhecimento da supervisão da igreja . Cada um desses escritos inspirados está em um cenário de uma igreja angustiada e desconcertada . Os tessalonicenses eram perseguidos e estavam ansiosos sobre assuntos relacionados à volta do Senhor . Os efésios ( Timóteo era um líder em Éfeso ) estavam vendo o rápido declínio das condições descritas nas duas cartas de Paulo ao jovem Timóteo . Em Hebreus , os cristãos estavam correndo o risco de voltar a um sistema antigo . Esses tempos angustiantes , ansiosos e conturbados podem facilmente fazer com que uma igreja de Deus fique agitada e questione sua liderança com relação ao caminho em que estão . Isso era verdade nos primeiros tempos da Igreja e é verdade hoje . Essas três passagens nos ajudam a aprender a depender e a confiar naqueles que Deus colocou nesse lugar de responsabilidade .
Devemos nos lembrar de que Deus é um Deus de ordem . Ele sabiamente estabeleceu a ordem no governo , no local de trabalho e no lar , e não deve ser surpresa que Ele tenha estabelecido a ordem na igreja local . Deus levanta e habilita homens para servirem como pastores , guias e ensinadores na igreja , para trabalharem entre os irmãos , para advertirem , confortarem e darem apoio conforme a necessidade ( 1 Tessalonicenses 5:12-14 ). À medida que esses homens trabalham incansavelmente em prol do Senhor e do Seu povo , há uma resposta aceitável dos fiéis da igreja para com seus líderes .
A primeira coisa que a igreja pode reconhecer é que os líderes são levantados por Deus . Os líderes não são nomeados por si mesmos e não são eleitos ou selecionados por uma figura central da igreja ( tenha cuidado com o modo como você lê Atos 14:23 e Tito 1:5 ). Em Atos 20:28 , fica claro que o Espírito Santo faz o presbítero , e as palavras do Senhor Jesus podem ser apontadas dentro desse contexto : “ Quem vos recebe , a mim me recebe ; e quem me recebe a mim , recebe aquele que me enviou ” ( Mateus 10:40 ).
À medida que um irmão na igreja ganha experiência , conquista uma reputação favorável , adquire entendimento das Escrituras e lidera seu lar com o caráter que o qualifica para tal responsabilidade , ele está
18