Liderança na igreja | Page 17

LIDERANÇA CRISTÃ progresso em direção ao seu propósito . Em Lucas 13:32 , o Senhor afirma : “ Eis que eu expulso demônios , e efetuo curas , hoje e amanhã , e no terceiro dia sou consumado ”. Havia um senso de fluxo , ou impulso , no ministério do Senhor que o conduzia à Sua meta . Um líder é frequentemente impedido por desafios , mas buscará todos os meios para não perder o ímpeto em direção ao objetivo .
Ademais , para ser bem-sucedido , o líder precisa ter a determinação de realizar as tarefas para atingir suas finalidades . Essa determinação pode ser um fator de motivação para todos os que ele lidera . Lemos como o Senhor “ manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém ” ( Lucas 9:51 ). O progresso em direção a qualquer meta geralmente envolve a superação de desafios . Há inúmeros exemplos em que a determinação desempenhou um papel fundamental para que os líderes atingissem seus intentos .
A liderança também requer a adoção de um processo em vez de trabalhar em uma sequência de eventos . Os discípulos estavam sempre muito atentos ao que aconteceria em seguida , fazendo perguntas como : “ Como alguém pode saciar estes homens com pão aqui no deserto ?” ou “ Qual será o sinal da tua vinda ?” ou “ Quando o reino será restaurado ?” Esses eventos eram importantes , mas o Senhor tinha um objetivo paralelo e mais importante de ver Seus discípulos se desenvolverem e amadurecerem , preparando-os para o momento em que Ele não estaria mais com eles . Os líderes cristãos precisam reconhecer , ao contrário de suas contrapartes no mundo , que qualquer desenvolvimento em direção a um objetivo também deve levar em conta o desenvolvimento espiritual dos irmãos que estão ajudando a realizá-lo .
À medida que um líder ganha mais responsabilidade em uma determinada esfera , geralmente é necessário um “ círculo

... a liderança tem um custo .

interno ”. Um líder eficaz reconhece as habilidades dos outros que seriam essenciais para uma liderança forte e reunirá aqueles que têm as habilidades necessárias que podem estar faltando no líder . Além disso , é uma forma de o líder orientar os outros em suas habilidades de liderança . Como sabemos , o Senhor Jesus não tinha “ fraquezas ”, mas ainda assim considerou importante atrair Pedro , Tiago e João para Seu círculo íntimo . Ele sabia como delegar responsabilidades e , dessa forma , orientou outros em suas habilidades de liderança . Esses discípulos desenvolveram sólidas habilidades de liderança que eram imprescindíveis na crescente igreja cristã .
Finalmente , a liderança tem um custo . Se você tem em vista algum serviço para o Senhor , isso envolverá sacrifício . Você está preparado para dedicar tempo ao objetivo pretendido e aceitar o possível impacto em seu trabalho secular ou em seu tempo de lazer ? Ser um líder também pode ser uma experiência solitária e , dependendo da extensão do seu exercício e do número de irmãos necessários para realizar esse serviço , suas responsabilidades e seu compromisso de tempo aumentarão à medida que você avançar em direção à sua meta .
Em conclusão , há uma necessidade crescente de liderança no serviço cristão . Há muitas esferas de serviço disponíveis , mas uma falta real de “ campeões ” para liderar . E quanto a você ? Você tem uma meta ? Você vê uma esfera de serviço em sua igreja que ainda não foi preenchida ? Ao considerar as qualidades de liderança do Senhor Jesus , que nosso Deus o capacite e o conduza no serviço a Ele .
17