Liderança na igreja | Page 15

EMBAIXADORES E TESTEMUNHAS

LIDERANÇA CRISTÃ

Gary Tarrant

Quando o verdadeiro líder fala , as pessoas ouvem ” é uma citação encontrada em manuais de liderança . Quando se trata de nosso Senhor Jesus Cristo , Ele personificou esse papel de líder . Sua autoridade era evidente para todos e foi revelada a nós , em particular , em Seu ministério público de três anos .

Quais foram alguns dos principais elementos de Sua função de liderança que podem servir de inspiração para os cristãos aplicarem em suas próprias vidas ? Como líder , o Senhor Jesus era único . Ele era “ Deus manifesto em carne ”, mas surgiu de uma origem humilde . Ele emerge das páginas das Escrituras logo no início dos relatos do Evangelho , atraindo homens e mulheres para Si de uma forma aparentemente sem esforço . Ele não precisou aprender “ técnicas ” de liderança ou aplicar as últimas tendências psicológicas para atrair seguidores . Ele era o líder perfeito , e o que podemos aprender com Sua vida na esfera da liderança ( não restrita apenas aos presbíteros ) é o cerne deste artigo . Nem todos os fiéis podem ser líderes , mas há características e habilidades de líderes que podem ser aprendidas por aqueles que estão pensando em assumir uma função de liderança . Para o cristão , que melhor exemplo a ser considerado do que o próprio Senhor Jesus ?
A vida do Senhor , embora fosse a de um líder , era a de serviço . Ele declarou : “ Bem como o Filho do homem não veio para ser servido , mas para servir , e para dar a sua vida em resgate de muitos ” ( Mateus 20:28 ). O serviço é a verdadeira base da liderança cristã . A maioria dos líderes fortes de hoje são aqueles que “ subiram ” na hierarquia .
Um CEO de uma fábrica que “ subiu de cargo ” desde o chão de fábrica geralmente tem mais respeito , credibilidade e lealdade dos trabalhadores do que um indivíduo que chega de paraquedas de outra empresa para ser o líder . O Senhor teve um início humilde e terreno . Ele era filho de um carpinteiro e trabalhou nessa profissão . Ele compartilhou todas as provações do pequeno grupo que liderava , e Seu serviço foi simbolizado naquele exemplo profundo quando lavou os pés dos discípulos . Um verdadeiro líder precisa estar envolvido com aqueles que lidera . Somente compartilhando as coisas boas e ruins e ouvindo verdadeiramente aqueles que estão sendo liderados é que o grupo será motivado a atingir as metas necessárias em harmonia com o líder .
No mundo real , a liderança precisa ser conquistada . O Senhor não precisou fazer isso , mas , da mesma forma que Ele “ se rebaixou ” à humanidade , Suas ações descreveram claramente esse importante princípio . Alguém disse : “ Antes de uma pessoa acreditar em uma visão , ela precisa acreditar no líder ”. “ Acreditar ” em um líder depende de uma combinação de caráter , confiança , credibilidade , competência , desempenho anterior , paixão e entusiasmo do líder . Para ser um líder eficaz , é necessário possuir , em algum grau , a maioria dessas características , se não todas . O Senhor demonstrou todas essas qualidades e outros traços importantes de liderança , como paciência , bondade e humildade , e nunca foi invejoso ou esforçado . Seu amor era sacrificial . O líder precisa ser digno de liderar .
Além disso , o Senhor atraía as pessoas
15