Liderança na igreja | Page 14

LIDERANÇA PASTORAL
às suas necessidades , bem como aos seus pontos fortes e fracos .
O cuidado pastoral consiste em levar a Palavra de Deus ao povo de Deus . Por meio do exemplo pessoal e da ajuda de outros , o alimento espiritual da Palavra de Deus fortalece , guia para as decisões da vida , limpa e protege da contaminação do mundo . Também educa e possibilita o crescimento no conhecimento de Deus e de nosso Salvador , trazendo esperança para os tempos sombrios da experiência de vida e um alicerce seguro sobre o qual edificar nossa vida para Deus .
Paulo enfatiza essa responsabilidade quando instrui Timóteo de que os presbíteros devem ser “ aptos a ensinar ” ( 1 Timóteo 3:2 ). Vale a pena observar que , entre todas as qualificações de um ancião que Paulo menciona em 1 Timóteo 3 e Tito 1 , o ensino da Palavra de Deus se destaca nas listas : “ Retendo firme a fiel palavra , que é conforme a doutrina , para que seja poderoso , tanto para admoestar com a sã doutrina , como para convencer os contradizentes ” ( Tito 1:9 ).
Como os presbíteros supervisionam a igreja local , eles devem tomar cuidado para não cair em três pecados comuns de liderança . Primeiro , Pedro escreve que eles devem fazer isso “ não por força , mas voluntariamente ” ( 1 Pedro 5:2 ). Da mesma forma , quando Paulo escreve a Timóteo , estabelecendo as qualificações de um ancião , o primeiro ponto que ele destaca é que o ancião deve desejar fazer o trabalho ( 1 Timóteo 3:1 ). O ancião deve querer servir ao Senhor dessa forma e não ser forçado a isso . Quando surgem circunstâncias difíceis , o desejo de servir pode permitir que o presbítero persevere , quando uma pessoa coagida desistirá .
Em segundo lugar , o trabalho do ancião não deve ser manchado pela ganância pessoal : “ nem por torpe ganância , mas de ânimo pronto ” ( 1 Pedro 5:2 ). Historicamente , a liderança espiritual tem sido prejudicada pela ganância . Foi a prata que Judas recebeu por trair o Senhor . As religiões têm se destacado como centros de riqueza em meio à pobreza , com líderes enriquecidos por se alimentarem do rebanho em vez de alimentar o rebanho . Um ancião requer uma atitude de serviço altruísta , mais preocupado com o que ele pode fazer pelos outros do que com o que eles podem fazer por ele . Os pastores não devem enganar as ovelhas .
Terceiro , os presbíteros não devem assumir o lugar de senhores : “ Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus , mas servindo de exemplo ao rebanho ” ( v . 3 ). É sempre um mau sinal quando uma igreja se identifica com o nome de um líder , como se pertencesse a ele ou fosse subserviente a ele . É isso que um ancião deve evitar . Uma pessoa que se comporta como um tirano não está servindo como ancião . Os anciãos lideram pelo exemplo , ensinando , cuidando , incentivando , repreendendo , mas nunca como ditadores . Sua autoridade é derivada do Senhor , e seu objetivo principal é apontar para Ele , para que as pessoas sob sua responsabilidade amem e sirvam ao Senhor , não a eles . Em vez de conduzir o rebanho por trás com uma vara , os pastores conduzem as ovelhas por um caminho que eles mesmos já percorreram .
Pedro continuará em sua epístola falando da recompensa que aguarda o serviço fiel dos presbíteros ( v . 4 ) e da responsabilidade das ovelhas de responder ao cuidado pastoral ( vs . 5-11 ).
Em dias em que a responsabilidade e o serviço estão diminuindo por todos os tipos de razões egoístas , e a necessidade de cuidado pastoral nunca foi tão grande , que os presbíteros atendam ao chamado do Senhor para pastorear o rebanho de Deus .
14