Liderança na igreja | Page 10

Na

LIDERANÇA COMPARTILHADA

Matthew Cain

“ multidão de conselheiros há segurança ” ( Provérbios 11:14 ). Talvez você se considere mais maduro espiritualmente do que seus irmãos . Pode achar que sua experiência com Deus é mais profunda . Você pode ter a impressão de que conhece melhor as Escrituras . Você pode até estar correto em todos esses pensamentos ... ou , muito possivelmente , estar errado . De qualquer forma , você não tem a liberdade de governar a igreja de Deus como se fosse seu pequeno feudo . As razões são , em primeiro lugar , porque ela pertence a Deus e , em segundo lugar , porque Deus ordenou que a liderança na igreja seja uma função compartilhada .

A mudança de Israel para a Igreja
É notável que indivíduos surjam como líderes proeminentes do povo de Deus no Antigo Testamento . Os exemplos incluem Moisés , Josué , Samuel e Davi . Embora esses líderes tenham se beneficiado do ministério de outros ( por exemplo , anciãos e conselheiros ), eles se destacam por estarem sozinhos em suas responsabilidades . Os líderes do povo de Deus de hoje ainda obtêm , com razão , percepções valiosas desses homens da Antiga Aliança , mas eles não têm a mesma autoridade individual nesta época . O que causou essa mudança ? Foi Jesus Cristo . De fato , ainda há apenas um Homem como líder máximo na Nova Aliança , mas esse Homem não está na Terra . É o Homem glorificado no céu , o Senhor Jesus Cristo .
A história pode ser vista em três programas , e à frente de cada um deles está um homem . Adão foi o cabeça da criação , Abraão foi o cabeça da nação de Israel e Cristo é o cabeça da Igreja ( lembre-se , porém , de que Cristo é o último Adão e a descendência de Abraão e , por fim , tudo será congregado a Cristo – Efésios 1:10 ). Observe como a Igreja é diferente de Israel . Israel é uma entidade étnica e tinha sua sede em um local geográfico terrestre . A Igreja é multiétnica e global . Sua verdadeira sede está no céu , onde está o Senhor ressurreto , mas cada igreja local funciona de forma autônoma com autoridade direta do céu ( confira Mateus 18:18-20 ). Cristo é o principal Pastor , no singular , do rebanho de Deus ; os homens compartilham o trabalho de serem subpastores , no plural . “ É um fato altamente significativo e frequentemente ignorado que nosso Senhor não nomeou um homem para liderar Sua Igreja . Ele nomeou e treinou pessoalmente doze homens . Jesus Cristo deu à igreja uma pluralidade de liderança ”. Esse apostolado plural prefigurava como o Senhor queria que as igrejas fossem lideradas .
O precedente e a clareza das Escrituras
As Escrituras do Novo Testamento são claras como cristal que a liderança em uma igreja local deve ser um ministério compartilhado entre homens de igual autoridade . A primeira vez que lemos sobre a liderança da igreja além dos apóstolos em Atos , são os anciãos ( plural ) a quem são enviados fundos para os cristãos em Atos 11:30 . Depois , quando Paulo e Barnabé retornaram a Listra , Icônio e Antioquia , onde haviam plantado igrejas anteriormente , eles “ elegeram anciãos em cada igreja ”
10