Liderança na igreja | Page 9

LIDERANÇA QUALIFICADA na criação dos filhos o ajudará a lidar bem com os cristãos da igreja . O que é vital é que ele seja um homem capaz de ser fiel em suas afeições – seja solteiro , casado ou casado novamente – e equilibrado em sua abordagem à liderança . “ Governar bem a sua própria casa ” servirá como um campo de treinamento para “ cuidar ” da igreja de Deus . Ele não pode salvar seus filhos , mas deve ser capaz de demonstrar autoridade no lar , ter filhos “ fiéis ” que respeitem sua autoridade , se ele quiser lidar sabiamente com a autoridade na igreja local .
A verdade de Deus
Ele é um homem marcado pela fidelidade : “ Retendo firme a fiel palavra , que é conforme a doutrina ” ( Tito 1:9 ). Em seu discurso aos anciãos de Éfeso , Paulo os recomendou a Deus e à Palavra da Sua graça . Aqui está o material com o qual o líder deve se ocupar e com o qual ele deve liderar e alimentar o povo de Deus . O escritor aos Hebreus concorda com esse princípio quando lembra os cristãos de seus líderes anteriores “ que vos falaram a palavra de Deus ” ( Hebreus 13:7 ).
Aqueles que lideram o povo de Deus devem ser homens do Livro , homens capazes de alimentar o povo de Deus , seja em particular ou publicamente . Cada admoestação aos pastores começa com um chamado para “ apascentar o rebanho ” ( João 21:15 ; Atos 20:28 ; 1 Pedro 5:2 ; Isaías 40:11 e , em contraste , Ezequiel 34:2 ).
O teste da experiência
O termo “ não neófito ” é mencionado porque ele pode se ensoberbecer e cair , assim como Satanás caiu . Pode-se argumentar que o orgulho é o pecado original , final e culminante . Se eu entendo bem as Escrituras , ninguém está imune a ele em qualquer fase da vida . Entretanto , Paulo adverte aqui sobre a possibilidade de alguém que não tenha experiência e maturidade espiritual cair no pecado do orgulho de posição e , assim , cair como Satanás caiu . De novo , é preciso enfatizar que Paulo não impõe uma restrição de idade à liderança . Sua preocupação é com a maturidade espiritual que pode vir em uma idade relativamente jovem para alguns cristãos e tardar a se desenvolver em outros .
O testemunho de fora
Ele precisa ter um bom testemunho entre os cristãos . Isso é óbvio , caso contrário , ele não terá a confiança deles para liderálos . Aqui , porém , a exigência é que ele tenha um “ bom testemunho ” daqueles que não fazem parte da igreja . Esperase que um homem reflita a integridade e a honestidade de caráter que são características da igreja . Ele representa a igreja publicamente e deve viver de acordo com seu testemunho . Sua vida profissional e sua vida comunitária devem ser sem tensão ou comprometimento . O perigo é que , caso contrário , ele estará se expondo à armadilha que o falso acusador , o diabo , pode lançar contra ele .
A maior parte do que se espera daqueles que estão na liderança também deve marcar cada cristão na igreja . Talvez apenas as questões de “ apto a ensinar ” e “ não neófito ” o diferenciem do restante da congregação . A maturidade espiritual é a meta de cada um que dá testemunho de Deus . Julgar os líderes é algo que mexe com a alma . Ore por eles e submeta-se a eles para o bem da igreja e de seu testemunho ( Hebreus 13:17 ). Alguém disse muito bem : “ Se você quer líderes melhores , então ore pelos que Deus lhe deu ”.
9