Liderança na igreja | Page 11

LIDERANÇA COMPARTILHADA
( Atos 14:23 ). Para a igreja singular dos tessalonicenses , Paulo pede que seja dado reconhecimento e respeito à pluralidade de irmãos que os lideram ( 1 Tessalonicenses 5:12-13 ). Pedro exorta os anciãos ( plural ) que estavam entre seus leitores ( 1 Pedro 5:1 ). Obviamente , uma igreja jovem pode não ter anciãos imediatamente , e um indivíduo ( por exemplo , um missionário que planta uma igreja ) pode ocupar esse papel sozinho às vezes . Mas a intenção de Deus , de acordo com as Escrituras , é que vários irmãos acabem assumindo esse trabalho como uma responsabilidade compartilhada .
Em uma determinada igreja cristã , um presbítero pode ter mais sabedoria piedosa do que seus irmãos . Ele pode ter mais experiência e maior entendimento bíblico . Isso não só deve ser respeitado , mas os outros seriam tolos se o ignorassem . No entanto , nenhum irmão tem a liberdade de habitualmente exercer seu peso no processo de tomada de decisões . O modelo de Deus para uma igreja do Novo Testamento não inclui a posição de um Pastor Sênior que automaticamente tem mais autoridade por causa de seu título . Mas observe : alguns irmãos que rejeitam esse título são , no entanto , culpados do mesmo erro flagrante . Não por causa do título , mas talvez pela força da personalidade , eles acham que sempre podem levar a melhor nas decisões importantes e que a maneira deles é sempre melhor . “ Essa não é a sabedoria que vem do alto , mas é terrena , animal e diabólica .” ( Tiago 3:15 )
A sabedoria prática da pluralidade
A sabedoria que vem do alto é mansa , tem ouvidos para ouvir a perspectiva dos outros e reconhece que , mesmo que você esteja sempre certo ( o que não é o caso ), passar por cima de seus irmãos será prejudicial para a igreja a longo prazo ( confira Gálatas 5:15 ). A liderança que é verdadeiramente compartilhada , na prática e não apenas no nome , é uma bênção para a igreja de várias maneiras e um exemplo adicional da sabedoria amorosa de Deus para conosco . Com a pluralidade de liderança , a igreja recebe uma variedade maior de ensinamentos , o que é necessário em vista das diversas necessidades do corpo . De qualquer forma , o trabalho de liderar o rebanho é simplesmente grande demais para uma só pessoa . Compartilhar esse fardo serve melhor ao rebanho – as personalidades e experiências de diferentes líderes combinam melhor com as de diferentes cristãos – e ajuda a mitigar o esgotamento entre os líderes ( confira Gálatas 6:2 ).
Outra bênção preservadora da pluralidade , tanto para a igreja quanto para a própria liderança , é que os anciãos são responsáveis uns pelos outros . Eles pastoreiam , desafiam e equilibram uns aos outros , evitando que a igreja adote uma posição desnecessariamente extrema . E quando há liberdade para uma discussão franca dentro do grupo , sem rancores e atitudes de julgamento , a igreja certamente colherá os benefícios de uma capacidade de tomada de decisão mais informada ( Provérbios 11:14 ). Quando surge um problema com um cristão difícil , confrontá-lo como um grupo pode ajudar a difundir uma situação do tipo “ eu contra ele ”; pode haver mais liberdade para argumentar com o cristão de vários ângulos . Quando se permite que um homem – mesmo que seja um bom homem – dirija a igreja à sua maneira , há um risco maior de a igreja se tornar um culto de personalidade atraído por esse líder em vez de por Cristo ( confira 1 Coríntios 3:4 , 21-23 ).
Para os irmãos que são bons líderes – talvez melhores líderes do que os que estão com você – continuem sendo bons líderes , garantindo que compartilhem o serviço com outros .
11