6
Qual é, então, o conteúdo da fé? Apesar do valor que a cristandade tem dado aos catecismos e às confissões ao longo dos anos, e sem querer sugerir que essas tentativas de destilar“ a fé” são totalmente sem mérito, é um fato notável que as cartas e os tratados que constituem o cânone do Novo Testamento não fazem nenhuma tentativa de produzir uma declaração autorizada da“ fé”. Dito isso, há três partes das Escrituras em que são apresentadas destilações da verdade.
A primeira está na forma de um resumo das principais características da igreja em Jerusalém, que continuou a dar testemunho de Deus após o Pentecostes:“ De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações”( Atos 2:41-42).
A segunda é um resumo das principais verdades cristãs relacionadas à Deidade e é encontrada em Efésios:“ Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós”( 4:4-6).
A terceira está em Hebreus. O autor estabelece os princípios da doutrina de Cristo e incentiva seu público a progredir além dessas verdades básicas:“ Pelo que, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, e da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno”( 6:1-2).
6
Em 11 de outubro de 1521, o Papa conferiu o título de“ defensor da fé” a Henrique VIII da Inglaterra e Irlanda. Quando Henrique rompeu com a autoridade da Igreja Católica Romana em 1530, o título foi revogado. O Parlamento, então, tomou para si a responsabilidade de conferir novamente o título. Até hoje, esse é um título reivindicado pelos reis e rainhas da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte. A lição deste breve artigo é que, na verdade, todo cristão é um defensor da“ fé”.